A edição de 2024 da feira internacional do sector hortofrutícola Fruit Logistica, que decorreu de 7 a 9 de Fevereiro em Berlim, na Alemanha, contou com 2.770 expositores, oriundos de 94 países, e mais de 66.000 visitantes, provenientes de 145 países. A organização reporta um aumento no número de expositores e de visitantes e na área de exposição, considerando que a feira foi um «sucesso» em termos de resultados, no contexto de um «mercado global desafiante”, e que foi a edição «mais internacional» deste evento anual, até à data.
No âmbito da realização da Fruit Logistica, a Messe Berlin, entidade organizadora do certame, divulgou o “European Statistics Handbook 2024”, documento anual com informações estatísticas sobre o sector hortofrutícola a nível europeu, ao nível da produção e do comércio. Também foi disponibilizado o “Trend Report 2024” (documento anual sobre tendências, com a agricultura vertical em foco nesta edição). Ambos os documentos podem ser descarregados no site da feira.
Durante o evento, a 9 de Fevereiro, foi anunciado o vencedor do “Fruit Logistica Innovation Award” (FLIA) – galardão que distingue «inovações excepcionais em toda a cadeia de abastecimento de frutas e hortícolas, desde a produção até ao ponto de venda», a partir de produtos de expositores na feira – de 2024: o produto vegetal “Zucchiolo”, da Unica Fresh. Trata-se de um produto vegetal de forma oval, com cerca de 250 gramas, que «pode ser consumido fresco e cru em uma salada, à semelhança de um pepino, ou cozinhado, como uma abóbora ou uma beringela», e que «é rico em fibras, vitamina A e C e antioxidantes», segundo a organização do prémio.
O produto vencedor foi decidido pelos votos dos visitantes e participantes do certame e o “Zucchiolo” teve mais de metade de todos os votos. Os nomeados para o FLIA eram os seguintes: “Three Halves Avocado Fresh with 30 days shelf life”, Infuseo, França; “Zucchiolo”, Unica Fresh, S.L., Espanha; “Frutastic”, Gautier Semences, França; “Exceed Watermelon”, Staay Food Group B.V., Países Baixos; “Calypso Sweet Red Onions” Bedfordshire Growers, Reino Unido.
Nesta edição da Fruit Logistica, foi também atribuído, pela primeira vez, o galardão “FLIA Technology” – que pretende premiar inovações na vertente da maquinaria e da tecnologia, também a partir de produtos de expositores no evento –, que foi conquistado pela nova embalagem “Mirical”, da Koppert (foto acima e foto abaixo). No caso do FLIA Technology, os nomeados eram: “Aspara to go“, Hepro GmbH, Alemanha; “Crop Load Vision”, Croptracker, Inc., Canadá; “Mirical”, Koppert, Países Baixos; “Optical Roto-cut vegetable trimmer”, Wyma Solutions, Nova Zelândia; “Apogee“, German Bionic, Alemanha.
A propósito deste prémio, a Koppert explica que «a mudança da embalagem do produto de uma garrafa de plástico para tiras de cartão ondulado, especialmente concebidas para proporcionar abrigo e protecção para os insectos auxiliares de Mirical (Macrolophus pygmaeus), criou um sistema de libertação altamente eficiente e sustentável que é muito mais fácil de usar. As tiras de cartão são totalmente compostáveis, permitindo reduzir em 99% o uso de plástico. As tiras de cartão ondulado fornecem um abrigo para os insectos predadores, permitindo-lhes “esconder-se” e distribuir-se melhor durante o transporte, chegando assim ao seu destino em óptimas condições. Esta nova embalagem também reduz a aglomeração e melhora a distribuição dos predadores na cultura. O resultado desta inovação revolucionária é um controlo ainda mais eficaz da mosca branca com o produto Mirical». A empresa refere ainda que «o Mirical é um predador generalista que se alimenta de mosca-branca (Bemisia tabaci e Trialeurodes vaporariorum), ovos e larvas de Tuta absoluta, aranhiço-amarelo (Tetranychus urticae) e larvas-mineiras (Liriomyza spp.)» e que «a nova embalagem de Mirical foi lançada em França no ano passado».
«A Fruit Logistica não é apenas uma feira, mas um centro de comércio global onde podemos atender clientes de todo o mundo e comunicar os nossos valores. Sendo um país pequeno, podemos marcar pontos em termos de qualidade e serviço. Encontramos aqui clientes que valorizam isso. A feira tem desempenhado um papel importante no aumento do volume de exportação de produtos frescos de Portugal. Não se trata apenas de comércio com a Alemanha. Conhecemos compradores de todo o mundo e evitamos muitas viagens», afirmou Gonçalo Santos Andrade, presidente da Portugal Fresh – Associação para a Promoção das Frutas, Legumes e Flores de Portugal (entidade que organizou um stand conjunto no certame, com empresas e entidades portuguesas), em declarações divulgadas no comunicado de balanço do certame, da autoria da organização da Fruit Logistica. A edição de 2025 da Fruit Logistica vai ter lugar de 5 a 7 de Fevereiro.
O artigo foi publicado originalmente em Revista Frutas Legumes e Flores.