Ecossistemas contribuem com 234 mil milhões para a economia da UE

Ecossistemas contribuem com 234 mil milhões para a economia da UE

Este valor, diz o Eurostat, “é comparável ao valor agregado bruto da agricultura e silvicultura combinados”. A purificação da água é o serviço de ecossistema de maior valor agregado.

Os ecossistemas contribuem com serviços essenciais tanto para a economia mundial como para a sociedade. Mas quanto vale esse contributo, afinal? É possível quantificar? De acordo com o novo relatório “Contabilização dos ecossistemas e dos seus serviços na União Europeia”, publicado recentemente pelo Eurostat, em 2019, o valor económico de um conjunto amplo de serviços de ecossistemas na UE totalizou 234 mil milhões de euros.

Este valor, diz o gabinete de estatística da UE, “é comparável ao valor agregado bruto da agricultura e silvicultura combinados”. A purificação da água é o serviço de ecossistema de maior valor agregado, seguido pela recreação/turismo com base na na natureza.

Outros serviços de ecossistemas contabilizados incluem o fornecimento de alimentos, filtragem do ar e da água, polinização, regulação do clima, proteção contra eventos climáticos extremos, como ondas de calor e inundações, e muito mais. A capacidade dos ecossistemas de fornecer estes mesmos “serviços” depende da sua extensão (ou seja, tamanho) e da sua condição (“saúde”), refere ainda o Eurostat.

O relatório revela precisamente os fluxos de serviços que as florestas, rios, pastagens, pântanos e outros ecossistemas fornecem. E mostra ainda como “restaurar ecossistemas degradados pode vir duplicar a contribuição da natureza para a economia e a sociedade da UE”.

O mesmo

Continue a ler este artigo no ECO.

Comente este artigo
Anterior Reforma da PAC converte a actividade agrícola em acção climática
Próximo Drones com mangueira testados no combate a fogos

Artigos relacionados

Nacional

Ministério da Agricultura apresenta aviso para instalação de Painéis Fotovoltaicos em explorações agrícolas amanhã

A Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, e o Secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, Rui Martinho, anunciam, este sábado, dia 15 de maio […]

Comunicados

EDP, Corticeira Amorim e Isigenere criam flutuador com cortiça para parque solar no Alqueva

A EDP lançou o desafio: criar um flutuador mais sustentável para os mais de 11 mil painéis e 25 mil flutuadores que compõem a estrutura do futuro parque solar flutuante […]

Últimas

Webinar “Agricultura e Alimentação: desafios do presente perspectivando o futuro” – 6 de maio

No dia 6 de Maio, a partir das 10h30, realiza-se o Webinar “Agricultura e Alimentação: desafios do presente perspectivando o futuro”, num encontro […]