A Duorum, do Grupo João Portugal Ramos Vinhos, irá este ano vinificar as uvas da sua Quinta de Castelo Melhor na nova adega, construída de raiz em Vila Nova de Foz Côa. Esta nova unidade de produção, de elevada eficiência energética, foi erguida sob o pilar da sustentabilidade, em profundo respeito pelos valores da região e em sintonia com os padrões que a Duorum vem mantendo desde a sua fundação e do qual a Quinta de Castelo Melhor é o melhor exemplo. Nesse sentido, foram instalados na cobertura painéis fotovoltaicos que permitem produzir grande parte da energia consumida. A cave para estágio do vinho em barricas foi construída na cota mais baixa do terreno, semi-enterrada (protegida da luz solar, mantendo níveis de temperatura e humidade apropriadas). A sua cobertura, em betão armado pré-fabricado, terá um “telhado” vegetal, ajardinado, que contribuirá para melhorar o controlo da temperatura.
Também os materiais de construção utilizados foram identificados por promoverem uma elevada eficiência energética. A nova adega será dotada de uma ETAR “inteligente”, monitorizada, que permitirá o tratamento das águas que poderão ser reutilizadas nas lavagem de chão e na rega. “Esta nova adega da Duorum reforça a nossa aposta no Douro e na qualidade dos nossos vinhos”, refere João Portugal Ramos, para quem “a sustentabilidade económica e ambiental é fundamental para o futuro do setor”.
O projeto Duorum, parte do grupo João Portugal Ramos, foi criado em 2007 com o objetivo de produzir vinhos de elevada qualidade, ancorados numa prática de viticultura sustentável. É o caso de vinhos bem conhecidos como Tons de Duorum, Altitude, Duorum Colheita e Reserva, e ainda de raridades como O.Leucura. As vinhas da Quinta de Castelo Melhor, localizadas na região do Douro Superior, num terroir excecional e protegido, foram implantadas em socalcos e “vinha ao alto”, a diferentes altitudes, entre 150 e 500 metros, apenas com castas autóctones. A amplitude térmica e exposição das diferentes parcelas da Quinta contribuem para a produção das melhores uvas, com um excelente nível de maturação e frescura.
Nas outras propriedades da João Portugal Ramos pelo país, as vindimas também já começaram. Em Estremoz, o enoturismo ganha um brilho especial, oferecendo programas que conjugam tradição, lazer e descoberta, pensados para todos, dos curiosos do vinho aos mais novos. Desde um descontraído piquenique nas vinhas até atividades mais dinâmicas, como “À Procura da Garrafa Secreta” ou a “Experiência de Vindimas”. Aqui, basta escolher: um momento de descontração entre vinhas, uma aventura em equipa ou a vivência completa de um dia de vindima — qualquer que seja a decisão, a memória ficará gravada no paladar e no coração.