O que começou como um projeto local para dar nova vida ao pão que sobrava transformou-se num verdadeiro sucesso de vendas. Depois de esgotar rapidamente a produção no ano passado, a Auchan volta a brindar à sustentabilidade com uma nova edição da sua cerveja artesanal feita a partir de mais de 65kg de pão excedente, criada em parceria com o produtor local Barona. A iniciativa insere-se na estratégia Desperdício Zero da marca e, em 2025, apresenta um crescimento superior a 67%.
Em 2024, foram produzidas 1490 unidades, o equivalente a cerca de 500 litros de cerveja. O lote desapareceu das prateleiras em tempo recorde. Este ano, a receita ganhou mais escala, nascendo mais de 2500 unidades da Casqueiro, nome inspirado no pão tradicional, que mantém o sabor genuíno e o toque artesanal que conquistou os consumidores. Desta forma, a Auchan e a Barona reforçaram a receita, garantindo uma produção mais robusta e com capacidade de resposta à procura.
Com a nova edição, batizada Casqueiro, feita com métodos tradicionais e em quantidades limitadas, cada garrafa conta uma história, do pão recolhido, diariamente, na loja Auchan de Castelo Branco que, em vez de ser desperdiçado, é transformado num produto cheio de carácter, que une sabor, sustentabilidade e apoio à economia local, ao envolver produtores da região e promover um produto que alia qualidade, sabor e consciência ambiental.
Esta iniciativa Auchan reforça o compromisso com práticas sustentáveis, mostrando que é possível criar produtos inovadores, apetecíveis para o consumidor e benéficos para o planeta.