O distrito de Faro está sob aviso laranja, o segundo mais grave, por causa do calor, uma situação que se vai manter até à madrugada de domingo, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
De acordo com o IPMA, estão igualmente sob aviso laranja por causa do tempo quente, até à madrugada de domingo, a costa Sul da ilha da Madeira e a ilha de Porto Santo.
Já as regiões montanhosas da Madeira e a costa Norte estão com aviso amarelo (o terceiro mais grave) devido às altas temperaturas.
Também por causa da persistência dos valores elevados da temperatura, o IPMA colocou sob aviso amarelo os distritos de Bragança e Guarda até às 23:00 de sexta-feira, mantendo o aviso ativo pelo menos até final do dia de sábado em Castelo Branco, Portalegre, Évora e Beja.
Nos Açores, as ilhas do Grupo Oriental (Santa Maria e São Miguel) estão também sob aviso amarelo, mas devido à chuva.
Para hoje, o IPMA prevê uma descida da temperatura mínima, em especial no interior, e uma pequena subida da temperatura máxima no litoral da região Sul, sendo acentuada no sotavento algarvio. O vento será de noroeste durante a tarde, sendo por vezes forte na faixa costeira a sul do Cabo Espichel.
Quanto a temperaturas, as mínimas vão variar entre os 14º Celsius (Bragança, Vila Real, Guarda e Viseu) e os 22ºC (Faro) e as máximas entre os 24ºC (Viana do Castelo) e os 38ºC (Faro).