Dia 26 de Setembro: ‘Dia Mundial do Leite Escolar’ celebra-se amanhã

Dia 26 de Setembro: ‘Dia Mundial do Leite Escolar’ celebra-se amanhã

Informação à imprensa – 25 de Setembro de 2018

Efeméride é assinalada na última quarta-feira do mês de Setembro

A Associação Nacional dos Industriais de Lacticínios (ANIL) relembra a efeméride que se assinala amanhã, dia 26 de Setembro de 2018. O ‘Dia Mundial do Leite Escolar’ é celebrado em todo o Mundo na última quarta-feira deste mês. Promovido pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), foi celebrado pela primeira vez em 2000, e tem como intuito festejar os benefícios e o sucesso dos programas de leite escolar.

Actualmente, mais de 40 países em todo o mundo comemoram os benefícios do leite para a saúde nas crianças em idade escolar. É o dia, por excelência, para promover uma melhor compreensão dos produtos lácteos, a sua proveniência, como são produzidos, a sua composição nutricional e principalmente de que forma integram um padrão alimentar diário saudável.

Em Portugal, as escolas desempenham um papel vital ao garantir a distribuição de leite, pois de uma forma fácil, saborosa e acessível, permitem que as crianças a obtenham a dose diária recomendada de nutrientes essenciais, entre os quais proteína, cálcio e iodo.

A Associação Nacional dos Industriais de Lacticínios (ANIL) incentiva todas as escolas a fomentarem a comemoração deste dia, por ser uma excelente oportunidade de concentrar a atenção num alimento altamente nutritivo e no estabelecimento de atitudes e bons hábitos alimentares que perdurarão vida fora. Recorda aos pais que o leite e os produtos lácteos são importantes complementos numa merenda/lanche saudável.

De acordo com as recomendações nutricionais nacionais, as crianças em idade escolar devem consumir 2 a 3 porções de leite e produtos lácteos por dia. O leite, nas suas diferentes apresentações, é um excelente fornecedor de proteínas de elevado valor biológico, importantes no crescimento e manutenção da massa muscular, vitaminas e minerais, como o cálcio, tão importante para os ossos e dentes das crianças em fase de crescimento. O leite fornece também vitamina D, fundamental para a absorção do cálcio e mineralização óssea, assim como iodo, nutriente essencial para o desenvolvimento cognitivo.

Comente este artigo
Anterior “¡Estamos hartos de su Política Agrícola! Queremos un cambio justo y sostenible en la PAC”
Próximo Informação ANPROMIS de setembro 2018

Artigos relacionados

Comunicados

Syngenta renova imagem do seu blog “Alimentar com Inovação”

31 de Outubro de 2018
Syngenta renova imagem do seu blog “Alimentar com Inovação”
A Syngenta acaba de relançar o seu blog “Alimentar com Inovação”, agora com uma imagem renovada e mais dinamismo na publicação de artigos e notícias.
O blog, que se destina a leitores de Portugal e Espanha, […]

Comunicados

Bolsa Nacional de Terras – Alienação de prédios rústicos da EDIA

[Fonte: GPP]
A EDIA disponibiliza para alienação 29 prédios rústicos nas freguesias de Beringel e Trigaches, no concelho de Beja.
As propostas deverão ser apresentadas em carta fechada até às 18:00 horas no dia 6 de março de 2017.
Para mais informação consultar os documentos em anexo, […]

Comunicados

Plano de Desenvolvimento do Setor Agroalimentar do Baixo Tâmega – Food Cluster Revolution

AEA promoveu ciclo de workshops “Produtos do Baixo Tâmega”
Setor da padaria e doçaria, gastronomia e vinho

Foi nos dias 19 e 20 de junho, que decorreu o primeiro ciclo de workshops dedicado aos produtos icónicos da região do Baixo Tâmega e que contou com o testemunho dos próprios empresários da região. […]