A Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR) criou um polo de investigação na Tapada da Ajuda, em Lisboa, o AgriHub, dedicado à produção e partilha de conhecimento em áreas como agricultura de precisão ou mecanização.
“Com o objetivo de potenciar a transferência de conhecimento e tecnologia, a DGARD viu aprovada a criação do polo de inovação da Tapada da Ajuda – AgriHub, destinado a acolher futuras atividades de investigação, formação, demonstrações e de projetos de inovação em parceria, com a participação de diversas entidades públicas e do ensino superior, empresas, associações e outras organizações”, lê-se num comunicado conjunto da DGARD e do Ministério da Agricultura.
O AgriHub, que é financiado pelo Programa de Recuperação e Resiliência (PRR), ficará instalado nas oficinas de mecanização agrária, que pertenciam à antiga divisão de ensaios na Tapada da Ajuda.
De acordo com a mesma nota, está prevista a modernização das infraestruturas e a aquisição de equipamentos para implementar um ‘hub’ experimental, com capacidade para 46 postos de trabalho, bem como criar uma oficina de realidade virtual, um auditório de realidade virtual, um laboratório de formação e estúdios técnicos.
Este polo destina-se, sobretudo, aos agricultores, consultores, organizações de produtores, autoridades públicas e prestadores de serviços.
A DGARD coordena o projeto e é responsável pela formação setorial em mecanização agrícola e condução de veículos.
Por outro lado, quer estabelecer parcerias para aumentar a capacidade de “investigação, inovação e capacitação”.