Análise SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas
As cotações médias nacionais dos porcos classe E e classe S sofreram um decréscimo em relação à semana anterior, pela 9ª semana consecutiva, respetivamente -6 e -5 cêntimos / kg. Os leitões de 19-25 kg, cujo acompanhamento tinha sido retomado há duas semanas, também voltaram a cair, -7 cêntimos / kg. A situação dos leitões de <12 kg mantém-se, apesar de existirem algumas transações.
No Entre Douro e Minho a oferta e a procura de suínos para abate foram médias. Apesar disso, as cotações dos porcos classe E e classe S registaram um novo decréscimo, -6 cêntimos / kg, em ambos os casos.
Beira Litoral
Na Beira Litoral a oferta de suínos para abate foi média e a procura fraca. No que se refere ao leitão, a oferta foi fraca e a procura praticamente inexistente, pelo que continuou a não ser possível o estabelecimento de cotações. Alguns destes animais estão a ser direcionados para engorda. Mantém-se a redução de cotações dos porcos classe E e classe S, -5 cêntimos / kg.
Na Beira Interior a oferta de suínos para abate foi média e a procura fraca. Nova redução das cotações dos porcos classe E e classe S, -5 cêntimos / kg.
Ribatejo e Oeste
No Ribatejo e Oeste a oferta de suínos para abate foi média e a procura fraca. No que se refere ao leitão, a oferta foi fraca e a procura praticamente inexistente, pelo que não foi possível o estabelecimento de cotações. As cotações dos porcos classe E e classe S pautaram-se novamente pela redução, -5 cêntimos / kg.
Alentejo
No Alentejo a oferta de suínos para abate foi média e a procura relativamente fraca. No que se refere aos leitões de <12 kg a oferta foi fraca e a procura quase inexistente, pelo que se mantiveram sem cotações. Os leitões de 19-25 kg, cujo estabelecimento de cotações tinha sido retomado há duas semanas, sofreram uma nova redução, -7 cêntimos / kg. Novo decréscimo das cotações dos porcos classe E e classe S, -5 cêntimos / kg, em ambos os casos.
Todas as cotações aqui.
Agricultura e Mar Actual