Abacate – No Algarve, a oferta foi baixa para o abacate “Hass” e a procura média/baixa. Escoamento normal. Produto com qualidade média. Cotações estáveis.
Ameixa – No Algarve a oferta de ameixa “Red Beaut”, foi baixa. Escoamento fraco devido à concorrência de produto de outras regiões. Cotações estáveis.
Amora – No Alentejo, na área de mercado Odemira, depois de algumas semanas com pico de produção, a oferta começou a diminuir. Observa-se já a recuperação ou inversão de tendência dos preços pela decréscimo da produção e maior equilíbrio entre a procura e a oferta. Cotações estáveis (valores estimados). Origem da fruta do norte e leste da europa com produção, para além países habituais, como Espanha, Marrocos e Portugal.
Cereja – Na Região Norte, na área de mercado Resende, a oferta foi quase nula e damos por terminada a campanha de produção e comercialização. As cotações valorizaram devido à oferta muito fraca.
Na área de mercado Alfândega da Fé, as transações foram inferiores. A comercialização efetuou-se através das grandes superfícies locais e por agentes económicos dos grandes centros consumidores do litoral, que se deslocam diretamente aos produtores. A oferta foi baixa e a procura média/baixa. Cotações estáveis. A qualidade da cereja melhorou, apresentou-se mais doce, mas os calibres são medianos.
Na Região Centro, na área de mercado Cova da Beira, a campanha está na fase final e a oferta, tem diminuído. A procura também esteve menos animada, devido ao aumento da disponibilidade de outros frutos, mas o escoamento efetuou-se sem dificuldades. Cotações sem alterações. Houve produtores que já terminaram a campanha e outros estão a deixar parte da produção no pomar, porque as elevadas temperaturas aceleraram a maturação, impedindo que a apanha total, por falta de mão de obra.
No Alentejo, na área de mercado Portalegre a oferta foi baixa e a procura média/alta. Ano com menor produção com uma quebra de cerca de 40%. Cotações estáveis.
Figo – Na Região Norte, na área de mercado Mirandela, as quantidades comercializadas foram inferiores rem relação à semana anterior. A oferta foi média/baixa e procura média. A qualidade do produto é média. Descida das cotações.
No Algarve, a oferta de figo “Lampo Branco” e “Lampo Preto” foi quase nula e damos por terminada a campanha de produção e comercialização.
Framboesa – Na Região Centro, na área de mercado Beira Litoral, a oferta tem aumentado e a procura tem acompanhado. Boa qualidade e sem dificuldades de escoamento. Cotações estáveis.
Na região Ribatejo Oeste, na área de mercado Península de Setúbal, a oferta foi baixa e a procura diminuiu devido ao início de produção dos países do norte e leste da Europa. Descida das cotações.
No Alentejo, na área de mercado Odemira, depois de algumas semanas com pico de produção, a oferta começou a diminuir. Observa-se já a recuperação ou inversão de tendência dos preços pela decréscimo da produção e maior equilíbrio entre a procura e a oferta. Subida das cotações (valores estimados). Origem da fruta do norte da europa com produção, para além países habituais, como Espanha, Marrocos e Portugal.
No Algarve, a oferta equilibrou a procura média. Escoamento fluido tanto para o mercado nacional como para exportação. Cotações estáveis.
Kiwi – Na Região Norte, na área de mercado Entre Douro e Minho a oferta continuou equilibrada com a procura média. Escoamento sem dificuldades. Cotações estáveis.
Na Região Centro, na área de mercado Beira Litoral a procura manteve-se estável. A oferta continuou a diminuir à medida que se esgotam os stocks. Qualidade média. Cotações estáveis.
Laranja – No Algarve, a oferta de laranja “Lanelate” e “Valencia Late” foi média e a procura também. Escoamento regular. Boa qualidade. Subida das cotações da variedade “Lanelate”.
Limão – Na Região Centro, na área de mercado Montes da Senhora, a oferta de limão foi média e a procura média/alta (bom tempo e férias). Subida das cotações máximas. Exportação de limão para França. Devido às temperaturas altas está a cair muito limão. Os produtores estimam quebras de 30-40%.
No Algarve, a oferta foi média/baixa e a procura média. Escoamento normal. Boa qualidade comercial. Subida das cotações.
Maçã – Na Região Norte, na área de mercado Douro Sul, damos por terminada a campanha de comercialização da maçã.
Na Região Centro, na área de mercado de Leiria, a oferta foi média e a procura média/baixa. Boa qualidade. Cotações estáveis. Na área de mercado Viseu a oferta continuou média. Cotações estáveis.
Melancia – Na região Centro, na área de mercado Ladoeiro, iniciou-se a campanha de produção e comercialização da melancia da variedade “Crismsweet” com a oferta baixa e a procura alta.
No Algarve, a oferta foi média e equilibrou a procura. O produto apresentou-se com razoável qualidade e tamanhos médios. O escoamento efetuou- se sem dificuldades mas tem muita concorrência de produto espanhol. Cotações estáveis.
Melão – Início da campanha de produção e comercialização do melão “Branco Espanhol” com a oferta média/baixa e a procura média. Boa qualidade.
Meloa – No Algarve a oferta de meloa “Gália” foi média e a procura esteve inferior. Manutenção das cotações. Escoamento regular.
Mirtilo – Na Região Centro, área de mercado Beira Litoral a oferta de mirtilo tem aumentado gradualmente. A procura diminuiu porque não se exportou muito. Os países do norte e leste da Europa já iniciaram a produção. Descida das cotações.
Na área de mercado Beira Interior, a oferta foi forte e a procura fraca. A entrada de produto vindo dos países de leste provocou a queda da procura pelo produto nacional. Boa qualidade. Escoamento regular. Descida das cotações.
No Alentejo, na área de mercado Odemira, depois de algumas semanas com pico de produção, a oferta começou a diminuir. Observa-se já a recuperação ou inversão de tendência dos preços pela decréscimo da produção e maior equilíbrio entre a procura e a oferta. Subida das cotações (valores estimados). Origem da fruta do norte da europa com produção, para além países habituais, como Espanha, Marrocos e Portugal.
Morango – Na Região Norte, na área de mercado Macedo de Cavaleiros, o volume de transações foi inferior ao verificado na conjuntura anterior porque parte dos morangos produzidos em regime de ar livre, foram destruídos pelas temperaturas altas (escaldão do morango). A comercialização está a ser efetuada através dos mercados e das grandes superfícies locais e venda direta ao consumidor. Parte da produção ao ar livre foi exportada para França, destinando-se à transformação. Escoamento sem dificuldades porque a oferta foi média/baixa e a procura média. Cotações sem alterações.
Na Região Centro, na área de mercado Litoral Centro, a oferta diminuiu para baixa e a procura aumentou (alta). Descida da cotação mínima e subida das cotações máxima e frequente do morango comercializado em cuvetes de 500 g. Quanto ao morango em caixas ocorreu uma subida das cotações mínima e mais frequente . Os produtores estão apreensivos com a onda de calor, a qual poderá provocar alguns efeitos “nocivos” no produto.
Na Região Ribatejo e Oeste, na área de mercado Península de Setúbal, registou-se uma descida da oferta, . Boa qualidade. Subida acentuada das cotações devido à menor oferta.
No Alentejo, na área de mercado Odemira a oferta foi média e a procura alta. Boa qualidade do produto. Subida das cotações devido à menor oferta e maior procura.
No Algarve a oferta foi baixa e a procura média/baixa. Boa qualidade e bom escoamento. Cotações sem alterações.
Nectarina – Na Região Centro, na área de mercado Cova da Beira, iniciou-se a campanha de produção e comercialização da nectarina, com a oferta baixa e a procura animada. Qualidade média.
No Alentejo, na área de mercado Alentejo a oferta de nectarina foi média e a procura também. Cotações sem alterações. No Algarve esta semana não se registaram transações nos agentes económicos acompanhados.
Pera – Na Região Centro, na área de mercado Leiria, a oferta foi baixa e a procura também. Alguns calibres já acabaram e já existe pouca pera. Na Região Ribatejo Oeste, na área de mercado Oeste, a procura pela pera “Rocha” esteve média. Oscilações nas cotações.
Pêssego – Na Região Norte, na área de mercado Vilariça a oferta equilibrou a procura média. O volume de transações efetuadas foi superior à semana passada. Escoamento sem dificuldades e foi efetuado através dos mesmos circuitos comerciais do ano anterior nomeadamente para as grandes superfícies. Cotações estáveis.
Na Região Centro, na área de mercado Cova da Beira, a oferta aumentou mas foi insuficiente para responder à procura, que esteve mais animada do que na semana anterior. A qualidade foi média. A oferta aumentou , a procura esteve boa e houve pequenos ajustes na cotação dos calibres mais grossos. Alguma produção é enviada para os mercados abastecedores à consignação .
No Alentejo, na área de mercado Alentejo, a oferta foi média e a procura média/alta. Cotações sem alterações. No Algarve, esta semana não se registaram transações nos agentes económicos acompanhados.
Tangerina – No Algarve, a oferta de tangerina “Encore” equilibrou a procura baixa. Escoamento pontual. Subida das cotações devido à oferta fraca.
Uva – Início da campanha de produção e comercialização da uva “Cardinal” com a oferta ainda baixa e a procura ligeiramente superior. Bom escoamento.
Modo de Produção Biológico
Framboesa – Na Região da Beira Litoral, a oferta tem aumentado e a procura manteve-se estável mas consistente. É um mercado regular. Escoamento sem dificuldades. Manutenção das cotações.
Mirtilo – Na Região Centro, na área de mercado Beira Interior, a oferta foi alta e a procura fraca. Produto comercializado em cuvetes de 125 g e a granel (em caixa de 3 kg). Cotações de 5.00 euros/kg para o produto comercializado a granel. Subida da cotação máxima do mirtilo em cuvetes.
Morango – Na Região da Beira Litoral, a oferta foi baixa e a procura manteve-se média/alta. Escoamento fluido. Cotações estáveis.
Na Região do Ribatejo Oeste, na área de mercado Península de Setúbal, registou-se uma descida da oferta, da procura e da qualidade (devido ao calor) do morango biológico. Cotações sem alterações..
→ Aceda aqui às cotações ←
Cotações – Frutos Frescos e Secos – 6 a 12 de dezembro de 2021