Em Trás-os-Montes, área de mercado Douro Sul, após o S. Martinho, de uma maneira geral, a procura por castanha da região teve uma quebra. Apenas a castanha “Verdeal” SE saco 20 kg teve uma subida da cotação em 29%, devido a uma maior procura por esta variedade. As variedades “Martainha” e “Judia” desvalorizaram: “Martainha” SE saco 25 kg em 17%, “Judia” SE saco 5 kg, “Martainha” SE granel e “Martainha” SP granel 11%.
Em Entre Douro e Minho, área de mercado Grande Porto, teve início a campanha de produção e comercialização do kiwi “Hayward”, com oferta média/alta, boa procura e sem dificuldades de escoamento.
Na Beira Litoral, área de mercado Leiria, teve início a campanha de produção e comercialização da maça “Fuji”, “Golden Delicious” e “Royal Gala” e da pera “Rocha”.
Na Beira Interior, área de mercado Montes da Senhora, a procura de limão foi maior, mas a oferta aumentou. As cotações desvalorizaram para o limão SP categoria II calibre 3 (63-72) saco, calibre 5 (53-62) saco e não calibrado em 14%.

Frutos Secos
Em Trás-os-Montes, área de mercado Douro, as quantidades transacionadas de amêndoa foram idênticas às verificadas na semana anterior. A amêndoa tem concorrência de produto de outras regiões e de Espanha.
Na área de mercado Mirandela, terminou a campanha de comercialização do figo seco.
Na área de mercado Bragança, a campanha de produção e comercialização da noz teve início na semana 45, com oferta e procura altas. Os jovens pomares estão a entrar em produção e estima-se uma produção ligeiramente superior em relação ao ano anterior em cerca 5%. Frutos com calibres mais pequenos e com baixa taxa de defeito.
Na Beira litoral, área de mercado Viseu, a campanha de 2025 para a avelã está a ser marcada por uma cotação significativamente mais elevada face ao ano anterior, reflexo direto da valorização do mercado internacional. Cotações estáveis.
Na Beira Interior, área de mercado Beira Interior, a campanha de produção e comercialização da avelã teve início na semana 41. Neste momento, atendendo à idade jovem da maioria dos pomares, a produção é baixa sendo a procura média/alta. A proximidade da época natalícia, também é propícia a uma maior procura. Ligeiro aumento das cotações.
No Alentejo, na área de mercado Alentejo Litoral, manutenção das cotações do pinhão, tendência para aumento da procura.
No Algarve, a alfarroba não teve alteração das cotações. A amêndoa tem concorrência de produto do Norte e do Alentejo, cotações estáveis
→ Aceda aqui ao documento ←
Cotações – Frutos frescos e secos – 10 a 16 de novembro de 2025













































