Frutos Frescos
Abacate – No Algarve, a oferta foi média/baixa para o abacate “Bacon” e para o “Hass”. Procura média/baixa. Escoamento normal. Produto com qualidade média. Cotações estáveis.
Amora – No Alentejo, na área de mercado Odemira, a oferta foi baixa. A procura externa pelo produto nacional esteve alta porque a produção global nesta altura do ano é baixa. Cotações estáveis (valores estimados).
Clementina – No Algarve a oferta de clementina foi baixa e equilibrou procura. Qualidade média. Escoamento pontual. Cotações estáveis.
Framboesa – No Alentejo, na área de mercado Odemira, a oferta de framboesa foi baixa. Produção com origem em Marrocos e América do Sul. Depois de um pico excecionalmente volumoso com origem em Marrocos o preço tem-se consolidado. Cotações estáveis (valores estimados).
No Algarve, a oferta de framboesa foi média e equilibrou a procura. O escoamento encontra-se equilibrado, tanto para o mercado nacional como para exportação. Cotações estáveis.
Kiwi – Na Região Norte, na área de mercado Entre Douro e Minho a oferta continuou abundante e a procura forte. Escoamento sem dificuldades. Cotações estáveis. Saída de Kiwi para Espanha. Variedades: Hayward e Earligreen.
Na Região Centro, na área de mercado Beira Litoral a oferta continuou elevada e a procura forte. A exportação do produto nacional tem contribuído para escoar as produções abundantes neste ano, permitindo estabilizar as cotações. Produções elevadas superiores à campanha anterior, devido às boas condições do estado do tempo durante o ciclo produtivo. Variedade “Hayward”. Produção ao “ar livre”.
Laranja – No Algarve a oferta e a procura de laranja “Newhall” foram médias. Escoamento fluido. Boa qualidade. Cotações estáveis.
Limão – Na Região Centro, na área de mercado Montes da Senhora, a oferta de limão foi alta e a procura esteve ligeiramente baixa. Cotações estáveis. Modo de produção convencional. A rega é efetuada na maioria dos casos por um sistema de rega gota-a-gota.
No Algarve, a oferta foi média/baixa e a procura esteve baixa. Cotações estáveis. Escoamento fraco. Boa qualidade comercial.
Maçã – Na Região norte, na área de mercado Douro Sul, a oferta continuou alta e a procura apresentou-se mais baixa em relação à semana anterior. O mês de fevereiro estava associado, nos anos anteriores, ao aumento da procura e da subida dos preços mas este ano manteve-se a estagnação destes dois parâmetros, com fortes indicadores de baixa para ambos. A maçã embalada, de menor calibre, teve boa procura para as famílias numerosas, o maior número de maçãs por kg, é sinal de poupança. Algumas cotações mais baixas refletem a maçã atingida pelo granizo. Os calibres mais baixos, normalmente embaladas, são colocados pelos produtores em mercados menos exigentes. Exportação de maçã de qualidade para alguns países da Europa, Africa, Médio Oriente e América do Sul, principalmente das variedades “Golden” e “Royal Gala”. As maçãs da variedade “Royal Gala”, continuam a ter muita procura nos mercados estrangeiros. Modo de produção convencional e em regadio mas ainda existe produção em sequeiro. A maioria em proteção Integrada e alguma produção biológica.
Na Região Centro, na área de mercado de Leiria, a oferta equilibrou a procura média/alta. Qualidade excelente. Cotações estáveis. Na área de mercado Viseu as cotações da maçã de todas as variedades não se alteraram. Concorrência de maçã de Espanha e Polónia (os países europeus, principalmente a Polónia, devido ao bom ano agrícola , estão a colocar nos principais mercados, fruta a preços muito competitivos). As exportações estão a ser altamente prejudicadas pelo custo elevado e falta de transportadores (crise dos contentores).
Na área de mercado Guarda a oferta foi suficiente para a procura média/baixa. Boa qualidade do produto. Cotações estáveis. A vizinha Espanha influencia bastante o preço praticado na região. As variedades mais referidas pelos produtores são as seguintes as Bravo de Esmolfe (não certificada), Golden Delicious, Red Delicious e Royal Gala. Todo o sistema de produção é feito ao ar livre, em regadio e em modo de produção biológica.
Na área de mercado Cova da Beira, a oferta de maçã “Golden Delicious,” foi baixa e a procura continuou baixa, inferior ao habitual nesta altura. Cotações sem alteração. A produção é obtida de pomares instalados ao ar livre, regados, a maioria tratados em modo de produção integrada, com poucas exceções no modo de produção biológico.
Na Região Ribatejo Oeste, na área de mercado Oeste, a oferta de maçã é abundante e a procura continuou alta. Excelente qualidade do produto. Oscilações das cotações de alguns calibres da maçã “Royal Gala”.
Morango – Na Região Centro, na área de mercado Litoral Centro, a oferta foi média/baixa. Boa qualidade, melhor consistência e mais doce (superior a anos anteriores nesta época). A procura esteve animada no início da semana por causa do dia 14 de Fevereiro/Dia S. Valentim mas diminuiu ao longo da semana. Grande concorrência de produto de Espanha. Descida das cotações do morango comercializado em cuvetes de 500g e da máxima e da mais frequente em caixas. Subida das cotações para o morango comercializado em cuvetes de 250g devido à oferta baixa.
Na Região Ribatejo e Oeste, na área de mercado Península de Setúbal a procura continuou baixa porque o consumidor tem preferência pelo morango espanhol (maior e com melhor apresentação). Oferta média/baixa. Cotações estáveis.
No Alentejo, na área de mercado Odemira, a oferta de morango foi média e a procura média/alta. Boa qualidade do produto. Cotações estáveis.
No Algarve a oferta foi média e a procura esteve inferior. Boa qualidade e bom escoamento. Subida das cotações.
Pera – Na Região Centro, na área de mercado Leiria, a oferta diminuiu para média/baixa e a procura esteve baixa. Boa qualidade do produto. Cotações estáveis.
Na Região Ribatejo Oeste, na área de mercado Oeste, a procura pela pera “Rocha” continuou animada. Descida das cotações de alguns calibres da pera.
Tangerina – No Algarve a oferta de tangerina “Setubalense” foi baixa e a de “Ortanique” , “Ortanique” e “Clemenvilla/Nova” foi média. Procura média e escoamento normal. Descida das cotações da tangerina “Setubalense”.
Modo de Produção Biológico
Morango – Na Região do Ribatejo Oeste, na área de mercado Península de Setúbal, a oferta de morango de modo de produção biológico foi média/baixa e a procura esteve baixa. Cotações estáveis. Fruto de média qualidade.
Frutos secos
Alfarroba – No Algarve, a oferta de alfarroba “inteira” equilibrou a procura média/baixa. A oferta de alfarroba “grainha” equilibrou a procura média/baixa. A oferta de alfarroba “triturado grosso” equilibrou a procura média/baixa. Boa qualidade do produto. Bom escoamento. Cotações sem alterações.
Amêndoa – No Algarve, a oferta foi baixa e equilibrou a procura. Concorrência do miolo de amêndoa da região Norte e do Alentejo. Escoamento pontual. Cotações estáveis.
Pinha – A oferta e a procura foram médias. Descida da cotação máxima. 1kg equivale a 4 pinhas.
Pinhão – No Alentejo, na área de mercado Alentejo Litoral, a oferta foi fraca de pinhão nacional. Forte influencia dos mercados externos na cotação do pinhão. Muito pinhão externo a ser comercializado no mercado nacional.
→ Aceda aqui às cotações ←
Cotações – Frutos Frescos e Secos – 6 a 12 de dezembro de 2021