Cotações – Aves e Ovos – Informação Semanal – 13 a 19 Julho 2020

Cotações – Aves e Ovos – Informação Semanal – 13 a 19 Julho 2020

Análise SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas

Aves

Na semana em análise a cotação média nacional do frango abatido (65% – de 1100 a 1300 g) voltou a subir em relação à semana anterior, +10 cêntimos / kg, após 3 semanas consecutivas de redução (em que o decréscimo acumulado atingiu 27 cêntimos / kg). Estabilidade do frango vivo (de 1,8 kg) e do peru, vivo (de 14 a 15 kg) e abatido (80% – de 5,7 a 9,8 kg).

Beira Litoral

Na região da Beira Litoral, na área de mercado da Beira Litoral, a oferta de frango foi abundante e a procura animada. A procura e o consumo de frango melhoraram francamente esta semana, o que conjugado com a oferta “controlada” por parte dos produtores (que têm adequado a produção às necessidades da procura), levou a que os preços registassem subidas relativamente significativas.

A relação oferta-procura encontra-se equilibrada. Aumento generalizado das cotações do frango abatido, +10 cêntimos / kg para o frango da classe de peso de 700-900 g, +15 cêntimos / kg para a classe de 900-1100 g e +20 cêntimos / kg no caso das classes de peso de 1100-1300 g e de >1300 g.

A procura de frango do campo diminuiu esta semana, o que é normal para a época, levando a uma nova descida de cotações, -10 cêntimos / kg na cot. mínima. Estabilidade do peru abatido e da perna e peito de peru e ainda das galinhas vivas, pesadas e semi-pesadas.

Ribatejo e Oeste

Na região do Ribatejo e Oeste, na área de mercado do Ribatejo e Oeste, a oferta e a procura de frango foram médias. Estabilidade generalizada das cotações do frango e do peru, vivos e abatidos e ainda da perna e peito de peru e das galinhas vivas, pesadas e semi-pesadas.

Nota: 1) A partir da 1ª semana de 2020 as 2 Áreas de Mercado da Região da Beira Litoral – Dão-Lafões e Litoral Centro fundiram-se, dando origem à Área de Mercado da Beira Litoral. O mesmo aconteceu para as Áreas de Mercado de Dão-Lafões Gr. e Litoral Centro Gr., de cuja fusão resultou a Área de Mercado da Beira Litoral Gr. 2) Iniciou-se na semana 27 a recolha de cotações da perna e peito de peru nas duas regiões.

Ovos

Na semana em análise as cotações médias nacionais dos ovos classificados e embalados em ovotermo das classes de peso M e L, apresentaram um pequeno decréscimo em relação à semana anterior, -1 cêntimo / dúzia, em ambos os casos; estabilidade do ovo na produção (ovo a peso de 60 a 68 g).

Na região da Beira Litoral a oferta de ovo foi relativamente abundante e a procura relativamente animada nas duas áreas de mercado, Dão-Lafões e Litoral Centro. A oferta foi suficiente para satisfazer a procura, que se manteve em relação à semana anterior, sendo inferior à registada num ano normal.

A relação oferta-procura apresenta-se relativamente equilibrada nas duas áreas, uma vez que os produtores estão a ajustar a produção às necessidades da procura. Registaram-se alguns ajustamentos de cotações nas duas áreas, +3 cêntimos / dúzia no Litoral Centro para os ovos classificados em cartão e ovotermo de todas as classes de peso e -5 cêntimos / dúzia em Dão-Lafões no caso dos ovos classificados em ovotermo das classes de peso S, M e L.

Na região do Ribatejo e Oeste, na área de mercado do Ribatejo e Oeste, a oferta e a procura de ovo foram médias e equilibradas. A procura de ovo nas grandes superfícies continua boa, no entanto, a destinada ao canal Horeca é inferior à registada num ano normal. Completa estabilidade de cotações dos ovos, quer do ovo a peso, quer dos ovos classificados, em cartão e ovotermo, de todas as classes de peso.

Todas as cotações aqui.

Agricultura e Mar Actual

O artigo foi publicado originalmente em Agricultura e Mar - Cotações.

Comente este artigo
Anterior Apicultores da Serra da Lousã registam quebras de 80% na colheita de mel
Próximo UE exige que EUA levantem imediatamente “tarifas injustificadas” a produtos europeus

Artigos relacionados

Dossiers

Dos meses de atonía en los precios de los corderos


Las ventas en el mercado de los corderos no son muy fluidas pero la escasa oferta en campo deja sin cambios una semana más los precios en las mesas de las distintas lonjas y mercados nacionales. […]

Nacional

ICNF admite novas épocas extraordinárias de caça para controlo do número de javalis

O Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) está disponível para criar novas épocas extraordinárias de caça, este ano, para a […]

Nacional

Syngenta apresenta solução para controlo de lepidópteros em fruticultura

O lançamento do Affirm Opti decorreu a 6 de Junho no pólo de Alcobaça do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, […]