A Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal (Confagri) defendeu hoje a urgência de um reforço orçamental para a modernização do setor agrícola e florestal no âmbito do PEPAC.
“A Confagri alerta o Governo de Portugal para a necessidade urgente de reforçar a dotação orçamental destinada ao Investimento para a Modernização do setor agrícola e florestal do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum (PEPAC)”, lê-se num comunicado divulgado hoje.
Lembrando ter já manifestado estas preocupações quando deu parecer negativo ao “drástico corte no investimento plasmado na 3.ª reprogramação do PEPAC”, a confederação destaca que “assumem especial relevância após serem conhecidas verbas a transitar do PDR2020 [Programa de Desenvolvimento Rural do Continente] para o PEPAC, resultantes de compromissos assumidos em ‘overbooking’ [excesso]”.
“Se não existir um reforço adicional na dotação destinada ao investimento no PEPAC arriscamo-nos a hipotecar a inovação, modernização e competitividade do setor agroalimentar e a abandonar aqueles que querem investir no futuro deste setor”, alerta o secretário-geral da Confagri, citado no comunicado.
Salientando que, decorridos mais de dois anos desde o início da execução do PEPAC e com o seu fim anunciado para 2027, continuando “sem existir uma abertura significativa de concursos para o investimento na agricultura e na agroindústria”, Nuno Serra considera “simplesmente incompreensível que, num setor onde a competitividade é essencial e a necessidade de inovar é diária, continue a não haver uma abertura generalizada de concursos para este efeito”.
Falta de Dotação no Investimento Confirma Preocupações da CONFAGRI