Decorreu no final do mês de maio, nas instalações da Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Bragança, o IV Concurso de Azeite Virgem de Trás-os-Montes e Alto Douro, com um Painel constituído por 10 peritos nacionais, presidido por Francisco Ataíde Pavão e com a Coordenação Técnica de José Alberto Pereira. O Concurso de Azeites de Trás-os-Montes e Alto Douro é um concurso organizado pela Capital Douro em parceria com o Município de São João da Pesqueira, APPITAD, CEPAD e o Instituto Politécnico de Bragança.
No Concurso participaram 62 produtores, entre produtores-engarrafadores, lagares de azeite e cooperativas, num total de 76 amostras provenientes de 22 concelhos da região de Trás-osMontes e Alto Douro.
No primeiro dia foi feita uma pré-seleção dos azeites, segundo as 4 categorias a Concurso – Frutado Maduro, Frutado Verde Ligeiro, Frutado Verde Médio e Frutado Verde Intenso, tendo passado ao segundo dia 57 das amostras a Concurso, tendo sido atribuídas 9 Medalhas de Ouro, 15 de Prata, 20 de Bronze e 13 Menções de Mérito, aos azeites com pontuação superior a 70 pontos, mas que estão fora do limite de 35% de medalhas em cada uma das categorias a Concurso
Conheça os vencedores.
O artigo foi publicado originalmente em Rede Rural Nacional.