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– 18-05-2011 |
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CONFAGRI apoia campanha nacional de preven��o da sinistralidade com tractores agr�colasPortugal � o segundo país da Europa com mais mortos e feridos graves em acidentes com tractores agr�colas, 31 mortos em 2008, s� superado pela Gr�cia que registou 44 mortos no mesmo ano. Para combater este problema, a Autoridade Nacional de Seguran�a Rodovi�ria (ANSR) lanãou uma campanha nacional de preven��o da sinistralidade rodovi�ria com tractores agr�colas, a qual conta com o apoio da CONFAGRI, como entidade parceira. O objectivo da campanha � o de esclarecer os condutores destes ve�culos para as normas de segurança e tentar fazer com que a redu��o do n�mero destes acidentes se aproxime da redu��o verificada na restante sinistralidade rodovi�ria. Na última d�cada, entre 2000 e 2009, houve uma redu��o de 18 por cento no n�mero de v�timas mortais em acidentes com tractores, um n�mero ainda assim inferior aos 54 por cento de redu��o nas outras tipologias de acidentes rodovi�rios. Neste �ltimos dez anos, 2000 e 2010, morreram 380 pessoas v�timas destes acidentes, a maioria, 71 por cento, devido ao capotamento do ve�culo, segundo dados fornecidos pela ANSR. Outro dado relevante � que, nos casos de capotamento dos tractores, o n�mero de v�timas mortais supera o n�mero de feridos graves, ao contrário do que acontece nos outros acidentes rodovi�rios. Segundo Paulo Marques, presidente da ANSR, a taxa de mortalidade nos condutores de ve�culos agr�colas � oito vezes superior � dos condutores de autom�veis ligeiros e pesados e � o qu�druplo dos condutores de motociclos e ciclomotores. Segundo a ANSR, as principais causas destes acidentes são o cansa�o, excesso de horas de trabalho, o consumo de �lcool pelos condutores, a antiguidade da frota dos ve�culos agr�colas, a maioria tem mais de 10 anos de idade, e ainda a falta de utiliza��o de equipamentos de protec��o anti-capotamento, j� de uso obrigatério para os ve�culos homologados desde 1992/93. A maioria dos condutores v�timas mortais de acidentes com tractores, 17 por cento, tinha mais de 75 anos. Os acidentes registaram-se sobretudo em estradas municipais, não entrando nesta estatéstica os acidentes que ocorreram em propriedades privadas ou fora das vias rodovi�rias.
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