A importância de uma comunicação adequada e eficaz foi o tema do “Dia da Comunicação B-Rural”, que se realizou esta sexta-feira, dia 6 de junho, em Lisboa, reunindo cerca de 60 participantes para a apresentação dos resultados alcançados pelo B-Rural, uma iniciativa da Consulai focada na comunicação como ferramenta para melhorar a perceção do público em geral para setor da agricultura e da floresta.
Ao longo do evento, que teve lugar no Auditório da Abreu Advogados, foram apresentadas boas práticas sobre como comunicar agricultura e floresta e de chamar a atenção do público em geral para as questões relacionadas com o mundo rural.
Este dia celebrou a comunicação no setor e serviu o propósito de realizar o balanço e reflexão de dois anos de campanha B-Rural. Ao longo da tarde, foram abordadas as diferentes ações de comunicação e sensibilização junto do público em geral, tanto em canais de comunicação online, como tradicionais, para aumentar a valorização da agricultura e da floresta. De acordo com os dados apresentados, a campanha de outdoors, por exemplo, resultou em 3 milhões de visualizações. Nas redes sociais, por sua vez, o B-Rural, através de cerca de 200 publicações, alcançou mais de 100 mil visualizações. Quanto à iniciativa “Press-trip”, 16 artigos publicados em diferentes órgãos de comunicação social obtiveram 860 mil visualizações.
“Uma Voz para Comunicar a Agricultura e a Floresta”, da autoria de Cristina Nobre Santos, foi outra novidade trazida para este evento. A publicação editada em papel quer ser um “Manual da Voz do Setor”, pois trata-se de um guia de boas práticas que reúne orientações de comunicação para reforçar a forma como os profissionais e comunicadores do universo agrícola e florestal comunicam com a sociedade. O manual foi elaborado no âmbito da iniciativa B-Rural e pretende fortalecer a comunicação de todos os agentes agrícolas e florestais ao nível do uso harmonizado da linguagem, objetivos, mensagens, narrativas, entre outros.
O Dia da Comunicação foi ainda marcado pela 1.ª edição dos Prémios da Comunicação B-Rural, para distinguir iniciativas de relevo e com mérito ao nível da comunicação do setor para o público em geral. Foram atribuídos galardões em cinco categorias a concurso. Os vencedores, para cada categoria, foram:
- Prémio Agroinfluencer do Ano: A Cientista Agrícola, de Rosa Moreira
- Prémio Excelência em Evento: Conversas Terra a Terra, AJAP
- Prémio Campanha Criativa. Guardiões da Fruta, Compal
- Prémio melhor Comunicação em Redes Sociais: Veracruz, Produção de Amêndoas
- Prémio Melhor Peça Jornalística: A Escala do Clima, Antena 1
Antes do encerramento dos trabalhos nesta tarde de celebração da comunicação no setor, a equipa da B-Rural partilhou a sua estratégia de 2025, tendo revelado que ao projeto será dado continuidade, prevendo-se o desenvolvimento de mais ações de comunicação e com aposta em mais meios de chegar ao público, mantendo o foco na eficácia e na transmissão de mensagens simples mas eficazes, pois como afirmado na sessão de fecho do evento, “comunicar o setor não é um luxo, é uma urgência e uma prioridade.”
O “Dia da Comunicação” foi uma iniciativa foi organizada pela CONSULAI, promotora do B-Rural, projeto co-financiado pela Comissão Europeia.
Acompanhe as atividades do B-Rural em: https://b-rural.com/
O artigo foi publicado originalmente em Rede Rural Nacional.