O Clube de Produtores Florestais Navigator já está de portas abertas. O lançamento oficial daquela que representa uma das iniciativas mais inovadoras dirigidas aos produtores florestais em Portugal decorreu, no dia 21 de novembro, num evento que juntou mais de 200 parceiros, numa sessão realizada à margem da Agrovouga, em Aveiro, dedicada ao tema “A União faz a Floresta”.
Na génese da criação do Clube de Produtores Florestais, que será implementado ao longo dos próximos meses, está o reconhecimento por parte da Navigator do papel preponderante que a comunidade de Produtores Florestais tem para o sector e a necessidade de trabalhar a capacitação e o desenvolvimento dos vários agentes.
Com efeito, a capacitação de agentes foi um dos temas em destaque no painel de debate que decorreu no âmbito do evento de lançamento, juntando representantes do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum, Caixa de Crédito Agrícola Mútuo, Escola Superior Agrária de Ponte de Lima, Grupo de Trabalho para a Propriedade Rústica e The Navigator Company.
A Navigator acredita que o projeto dá resposta à assinatura do clube “A União faz a Floresta”, contribuindo para fortalecer o sector florestal e incrementar o seu valor. Este é um objetivo só possível de alcançar atuando em escala e de forma colaborativa, mas também trabalhando na capacitação e desenvolvimento dos vários agentes, seja através da inovação dos meios mecânicos ou da atração, valorização e retenção de recursos humanos.
Clube Produtores Florestais Navigator reforça relação com todos os parceiros
O Clube Produtores Florestais Navigator, disponível em https://clubeprodutoresflorestais.com, é uma solução diferenciadora, com benefícios exclusivos, que visa maximizar a produtividade e a produção nacional de madeira através da proliferação de práticas de gestão sustentáveis e ativas na floresta.
O Clube de Produtores Florestais dará acesso a programas de coinvestimento entre os produtores e a Navigator, funcionando como a porta de entrada para todo o universo da Empresa. O projeto proporciona aos seus parceiros o acesso a uma caixa de ferramentas que contribui para maximizar o potencial dos seus negócios. Este é um clube suportado em tecnologia e que pretende estimular a transformação digital e a modernização das cadeias de valor da floresta, distinguindo e valorizando os agentes do sector.
Através do Clube Produtores Florestais Navigator, os associados terão acesso a uma solução diferenciadora e a benefícios exclusivos:
- Programas de coinvestimento para dinamizar a floresta;
- Fontes de conhecimento sobre as práticas florestais, alavancando o RAIZ, um Centro de investigação e desenvolvimento singular no mundo;
- Custos de produção sustentáveis para todos os intervenientes;
- Apoio à modernização e qualificação dos recursos humanos;
- Benefícios exclusivos que recompensem o compromisso dos seus membros com a Navigator.
Esta iniciativa inovadora, com a qual a Companhia reforça o seu papel na defesa do mundo rural e dos agentes da fileira, contribuirá, em simultâneo, para a diminuição do risco de incêndio: as zonas de eucaliptal gerido apresentam uma incidência de área ardida 4,0 vezes inferior a zonas de matos e inculto e que da média do total da área ardida entre 2000-2022, 45% foi relativa a matos e pastagens, 21% a pinhal e 18% a eucaliptal (dos quais cerca de 2% respeitante a áreas geridas e quase 16% referentes a áreas não geridas) – e das emissões associadas, bem como para maior captura de carbono, mais serviços de ecossistema gerados e maior distribuição de riqueza por todo o país.
Enquanto empresa de base florestal, a The Navigator Company desenvolve um esforço de valorização da floresta portuguesa e de promoção da gestão florestal sustentável, através de iniciativas de proximidade e na partilha de conhecimento com milhares de produtores florestais, de aconselhamento técnico, de formação em temas de silvicultura, certificação ou, entre outras, de segurança das operações.
No ano passado, o investimento direto da Navigator na cadeia de valor florestal ascendeu a cerca de 210 milhões de euros em todo o território nacional.
A promoção da produtividade, resiliência e sustentabilidade da floresta nacional estão entre as prioridades da Companhia, num caminho que pretende envolver os agentes do setor, contribuindo para o desenvolvimento do mundo rural, a transferência de conhecimento e o fortalecimento da relevância económica, social e ambiental da floresta.
Fonte: The Navigator Company