Chuva abundante continuará no Norte e Centro!

Chuva abundante continuará no Norte e Centro!

Chuva abundante no Norte e Centro deverá acabar com a seca nessas regiões em apenas 2 semanas!

Ao longo dos próximos 15 dias teremos  chuva abundante no Norte e Centro.

A precipitação deverá ocorrer à passagem de uma série de perturbações e ondulações frontais, associadas a uma intensa corrente de oeste/noroeste, que já estávamos a prever há vários meses que se desenvolvesse em Novembro.

Com a passagem de uma série de perturbações bastante activas, não se descartam situações localmente significativas ao nível de trovoadas, queda de granizo, vento intenso ou inundações.

Esperamos a continuação deste padrão instável durante pelo menos 10-15 dias, as condições de circulação atmosférica apontam que Novembro seja, no seu total, bastante chuvoso em especial no Norte e Centro, e esperamos uma reversão total da situação de seca e défice hídrico nestas regiões. É certo que as barragens demorarão a encher mas o caminho é este!

Por outro lado, no Sul, esperamos um processo de gradual recuperação da situação de seca, mas com menos garantias quanto a uma total recuperação.

Adiantamos ainda que em Dezembro voltaremos a ter uma tendência para menos chuva, mas Janeiro e Fevereiro deverão voltar a ser mais chuvosos, pelo que o Inverno no seu total deverá ser bastante mais próximo do normal do que o Inverno passado. Estas são noticias positivas dado que em princípio retornaremos a uma situação mais normal ao nível dos recursos hídricos.

O artigo foi publicado originalmente em BestWeather.

Veja a previsão do tempo e a melhor altura para pulverizar na nossa página de Meteorologia powered by Syngenta.

Comente este artigo
Anterior CRISPR-edited wheat cuts immune response in ‘gluten-sensitive’ patients by 85%, new study shows
Próximo Aumento da produção de vinho em Portugal em 2019

Artigos relacionados

Nacional

Governo anuncia plano de ação para a Bioeconomia Sustentável e estratégia para os biorresíduos

No Parlamento, Matos Fernandes disse que a política ambiental portuguesa “representa mesmo investimento. Com o Green Deal vamos ter os recursos […]

Últimas

Fundo de Capital de Risco apoia projetos dinamizados por empresas inseridas no Cluster da Vinha e do Vinho

[Fonte: Rede Rural Nacional] O IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação, I.P. em parceria com a Portugal Capital Ventures – […]

Últimas

Próxima corrida ao solar poderá ser nas barragens e auto-estradas

O secretário de Estado da Energia revelou que o Governo está a avaliar introduzir uma nova modalidade nos próximos leilões solares que permitirá […]