Chuva abundante continuará no Norte e Centro!

Chuva abundante continuará no Norte e Centro!

Chuva abundante no Norte e Centro deverá acabar com a seca nessas regiões em apenas 2 semanas!

Ao longo dos próximos 15 dias teremos  chuva abundante no Norte e Centro.

A precipitação deverá ocorrer à passagem de uma série de perturbações e ondulações frontais, associadas a uma intensa corrente de oeste/noroeste, que já estávamos a prever há vários meses que se desenvolvesse em Novembro.

Com a passagem de uma série de perturbações bastante activas, não se descartam situações localmente significativas ao nível de trovoadas, queda de granizo, vento intenso ou inundações.

Esperamos a continuação deste padrão instável durante pelo menos 10-15 dias, as condições de circulação atmosférica apontam que Novembro seja, no seu total, bastante chuvoso em especial no Norte e Centro, e esperamos uma reversão total da situação de seca e défice hídrico nestas regiões. É certo que as barragens demorarão a encher mas o caminho é este!

Por outro lado, no Sul, esperamos um processo de gradual recuperação da situação de seca, mas com menos garantias quanto a uma total recuperação.

Adiantamos ainda que em Dezembro voltaremos a ter uma tendência para menos chuva, mas Janeiro e Fevereiro deverão voltar a ser mais chuvosos, pelo que o Inverno no seu total deverá ser bastante mais próximo do normal do que o Inverno passado. Estas são noticias positivas dado que em princípio retornaremos a uma situação mais normal ao nível dos recursos hídricos.

O artigo foi publicado originalmente em BestWeather.

Veja a previsão do tempo e a melhor altura para pulverizar na nossa página de Meteorologia powered by Syngenta.

Comente este artigo
Anterior CRISPR-edited wheat cuts immune response in ‘gluten-sensitive’ patients by 85%, new study shows
Próximo Aumento da produção de vinho em Portugal em 2019

Artigos relacionados

Últimas

Seca: Cancelada campanha de rega na albufeira do Monte da Rocha em Ourique

A campanha de rega deste ano a partir da albufeira do Monte da Rocha, no concelho de Ourique (Beja), foi cancelada devido à seca, o que afetou três mil hectares, disse hoje o diretor-adjunto da […]

Últimas

Oferta de emprego – Técnico de Produção Animal – Engenheiro Zootécnico – Palmela

O VALGRUPO é um grupo em franca expansão e implementação a nível nacional. […]

Últimas

Como é que os agricultores escolhem o dia de cortar o milho?

“Só os entendidos entenderam” porque coloquei a foto de uma espiga de milho, partida, como primeira foto do meu álbum da silagem. É certo que escolhi a foto porque achei bonita, mas houve […]