Centro de Estudos sobre Incêndios Florestais da FCTUC recebe viatura da REN

Centro de Estudos sobre Incêndios Florestais da FCTUC recebe viatura da REN

A REN – Redes Energéticas Nacionais doou uma viatura ao Centro de Estudos sobre Incêndios Florestais (CEIF), do Departamento de Engenharia Mecânica (DEM) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC). Esta viatura vai permitir reforçar o programa de investigação em curso no CEIF.

Para realizar a sua atividade de investigação, a equipa do CEIF, com instalações em Coimbra e um laboratório na Lousã, necessita de deslocar frequentemente pessoas e equipamentos entre os seus laboratórios e os locais no terreno, em todo o país. Numa altura em que o CEIF está a alargar a sua equipa de investigadores, para poder enfrentar um número crescente de desafios que lhe são colocados em mais de duas dezenas de projetos, contratos de investigação e planos de formação, que tem em curso, esta viatura afigura-se como sendo um ativo de grande utilidade.

O Coordenador do CEIF, Domingos Xavier Viegas, afirma que «esta doação é mais um passo no excelente percurso de colaboração que temos vindo a fazer com a REN, desde há vários anos, que se tem concretizado noutros apoios às nossas infraestruturas e equipamentos, a projetos e ações de formação. Temos tido uma experiência muito positiva de trabalho com a REN, pois temos um objetivo comum, que é o de contribuir para reduzir o flagelo e o impacto dos incêndios florestais no país».

«Na REN temos encontrado uma visão aberta e objetiva para a relevância do problema e para a contribuição que pode ser dada pela investigação aplicada neste domínio. O CEIF está agradecido à REN por mais esta iniciativa, que configura um excelente exemplo de interação entre o mundo empresarial e a comunidade científica, que desejaríamos ver replicado neste e noutros campos», acrescenta.

A REN colabora com o CEIF, há mais de uma década, no âmbito da política de formação contínua de colaboradores e prestadores de serviços na área da prevenção e luta contra os fogos florestais. Os resultados desta prática da empresa, que envolve outros parceiros, como os Bombeiros e a Proteção Civil, ficou patente, por exemplo, nos fogos de outubro de 2017, quando as equipas de combate da REN Armazenagem conseguiram defender as instalações, no Carriço, Pombal, das chamas que consumiram toda a floresta em redor.

A REN tem desenvolvido um trabalho muito significativo na defesa da floresta contra incêndios, em conjunto com o ICNF (Instituto da Conservação da Natureza e Florestas) e com todos os municípios onde se encontram instaladas linhas elétricas e gasodutos afetos à concessão da RNT (Rede Nacional de Transporte de Eletricidade) e da RNTGN (Rede Nacional de Transporte de Gás Natural).

O artigo foi publicado originalmente em Gazeta Rural.

Comente este artigo
Anterior Preparação de concurso que apoiará o Pacto Ecológico Europeu está em consulta pública
Próximo FICOR 2020 será realizada “online” - 28 a 31 de maio

Artigos relacionados

Dossiers

PAC pós-2020. Maria do Céu Albuquerque: “não estamos sozinhos na UE. Vamos ter bons resultados”

A ministra da Agricultura, Maria do Céu Albuquerque, vai estar, segunda-feira, dia 18 de Novembro, a partir das 10 horas, no Conselho da União Europeia da Agricultura e Pescas, […]

Nacional

Fitofármacos com clorprofame, anti-abrolhante para batata, proibidos. São cancerígenos

A Comissão Europeia decidiu a não renovação da aprovação da substância activa clorprofame, usada em fitofármacos anti-abrolhantes para batata de consumo armazenada. […]

Últimas

Sabe qual a qualidade da sua cortiça? Antecipe a negociação e peça uma amostragem à ACHAR

Conhece a qualidade da sua cortiça? Sabe que, de forma a poder antecipar a negociação da sua cortiça, pode solicitar amostras de cortiça com 8 anos? […]