2000 porta-enxertos serão entregues aos produtores de castanha
Fazer com que a cultura da Castanha continue a manter a sua importância no Curral das Freiras.
Foi este o mote que levou o secretário regional de Agricultura e Pescas, Nuno Maciel, a esta freguesia do concelho de Câmara de Lobos onde acompanhou, juntamente com produtores, algum do trabalho que tem vindo a ser realizado pelos técnicos da secretaria, nomeadamente no que diz respeito ao uso correto de fitofármacos para combate às doenças, bem como nas operações de limpeza de galhos secos e podas das árvores, com recurso a técnicas de cicatrização.
Na oportunidade o governante ainda deu a conhecer apoios no processo em curso para a revitalização desta cultura, particularmente através do programa + Castanha.
Segundo fez saber Nuno Maciel, a Secretaria Regional de Agricultura e Pescas tem encarado como prioritária a renovação da cultura da castanha em toda a Região, particularmente na freguesia do Curral das Freiras onde a produção foi severamente afetada nos últimos anos, numa primeira fase pela praga da Vespa do Castanheiro e mais recentemente pelos incêndios.
Assim, a Direção Regional de Agricultura lançou o programa “+ Castanha – Programa de Rejuvenescimento dos Soutos do Curral das Freiras”, uma iniciativa destinada a revitalizar a produção do produto nesta freguesia do concelho de Câmara de Lobos.
O projeto, com duração de três anos, pretende melhorar a produtividade e qualidade da castanha, através da enxertia de uma nova variante híbrida euro japonesa, mais resiliente e resistente às alterações climáticas, reabilitação de soutos antigos e da criação de novas plantações. O apoio aos agricultores é indireto, sendo a direção regional a assumir os custos com equipamentos, serviços e consumíveis previstos em cada projeto de cada agricultor até um valor máximo de 50 mil euros.
Para a formalização das candidaturas os agricultores apenas têm que contactar os serviços ou os técnicos que estão no terreno a fim de preencher um formulário.
Segundo explicou Nuno Maciel, os investimentos abrangem desde motosserras, sistemas de rega e fertilizantes até serviços de podas e enxertias sendo que todos os apoios respeitam os limites definidos pelo regime europeu de auxílios de minimis.
“É mais um passo que o Governo Regional dá em benefício dos produtores de castanha do Curral das Freiras. Não se pode falar do Curral das Freiras sem falar da castanha. Queremos que esta cultura continue a ser um ex-libris desta localidade” referiu o governante que fez saber que o programa + Castanha é financiado através do Orçamento Regional e reforça o compromisso de valorizar a castanha e apoiar os agricultores do Curral das Freiras, preservando uma das culturas mais emblemáticas da Madeira.
Nesta deslocação, que contou com a presença do diretor Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural, Marco Caldeira, com o presidente da Junta de Freguesia, Manuel Salustino e vários técnicos da secretaria, Nuno Maciel fez questão de salientar todo o trabalho que tem sido realizado por todas as entidades em prol da produção de castanha.
“Se hoje há castanha no Curral das Freiras deve-se a um trabalho realizado em conjunto entre junta de freguesia, Casa do Povo, produtores e Governo Regional” frisou Nuno Maciel que visitou ainda o centro de processamento de castanha que já se encontra disponível a todos os produtores.
Produção com vista a aumento
Apesar desta produção ter sofrido um revés devido aos incêndios e algumas pragas, tudo aponta para que a produção deste ano seja superior à de 2024, que se situou nas 69 toneladas.
Tendo em conta que é uma cultura que demora a crescer e a entrar em produção, sendo o período para sua estabilização e recuperação mais longo que o de outras culturas, os serviços agrícolas estão permanentemente no terreno prestando diverso apoio técnico, estando decidido a entrega dos porta-enxertos de castanheiro aos agricultores que viram as suas plantas destruídas pelos incêndios de 2024.
Não menos importante é o facto de muitos produtores que viram as suas plantações afetadas, mostrarem interesse por voltar à produção com técnicas mais inovadoras e com equipamentos mais adequados o que tudo leva a indicar que o Curral das Freiras voltará a recuperar a produção que em tempos já teve.
Nota enviada pelo Governo Regional da Madeira.