Capoulas Santos preside à reunião da Comissão Nacional da Agricultura Familiar

O ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, preside amanhã, 28 de Junho, a partir das 14h30, à reunião da CNAF – Comissão Nacional da Agricultura Familiar.

O encontro terá lugar nas instalações do Ministério, em Lisboa.

Criado através do Decreto Lei nº 64/2018, de 7 de Agosto, o Estatuto da Agricultura Familiar distingue a especificidade da Agricultura Familiar nas suas diversas dimensões, discriminando-a positivamente através de adopção de medidas de apoio específicas, a aplicar preferencialmente ao nível local para atender à diversidade de estruturas e de realidades agrárias, bem como aos constrangimentos e potencial de desenvolvimento de cada território.

242,5 mil explorações agrícolas

A agricultura familiar representa 242,5 mil explorações agrícolas, ou seja 94% do total das explorações, abrangendo 54% da superfície agrícola utilizada e mais de 80% do trabalho total agrícola. Verifica-se também que entre 2009 e 2016 o número de explorações familiares decresceu 17%.

O Estatuto de Agricultura Familiar pode ser requerido por titular de exploração agrícola, pessoa singular ou colectiva de direito privado em que o capital social seja detido em mais de 50% por sócios familiares entre si e que participem na actividade da exploração de forma regular.

Ver também:

Quer ter o Estatuto de Agricultura Familiar? Já o pode pedir. Saiba como

Agricultura e Mar Actual

O artigo foi publicado originalmente em Agricultura e Mar.

Comente este artigo
Anterior Nasce o Smart Farm CoLab, laboratório colaborativo focado na agricultura
Próximo Canicule: quatre départements en alerte «rouge», une première historique

Artigos relacionados

Ofertas

Oferta de emprego – Vendedor de Loja – Engenheiro Agropecuário – Ansião

-Atendimento personalizado em Fitofármacos, pecuária, nutrição animal, Petfood, sementes, etc..;
-Cartão de operador de produtos fitofarmacêuticos […]

Nacional

Famílias angolanas afetadas pela seca vão receber formação agrícola

Cerca de 70 mil famílias de agricultores da província angolana de Cuando Cubango, afetadas pela seca, vão receber formação técnica para aprenderem a desenvolver uma agricultura sustentável. […]

Nacional

Condições para exportação de vegetais para o Reino Unido caso não haja acordo no Brexit

As autoridades inglesas enviaram informação às autoridades portuguesas dando conta das condições de exportação de vegetais e produtos vegetais para o Reino Unido, […]