Capoulas Santos preside à reunião da Comissão Nacional da Agricultura Familiar

O ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, preside amanhã, 28 de Junho, a partir das 14h30, à reunião da CNAF – Comissão Nacional da Agricultura Familiar.

O encontro terá lugar nas instalações do Ministério, em Lisboa.

Criado através do Decreto Lei nº 64/2018, de 7 de Agosto, o Estatuto da Agricultura Familiar distingue a especificidade da Agricultura Familiar nas suas diversas dimensões, discriminando-a positivamente através de adopção de medidas de apoio específicas, a aplicar preferencialmente ao nível local para atender à diversidade de estruturas e de realidades agrárias, bem como aos constrangimentos e potencial de desenvolvimento de cada território.

242,5 mil explorações agrícolas

A agricultura familiar representa 242,5 mil explorações agrícolas, ou seja 94% do total das explorações, abrangendo 54% da superfície agrícola utilizada e mais de 80% do trabalho total agrícola. Verifica-se também que entre 2009 e 2016 o número de explorações familiares decresceu 17%.

O Estatuto de Agricultura Familiar pode ser requerido por titular de exploração agrícola, pessoa singular ou colectiva de direito privado em que o capital social seja detido em mais de 50% por sócios familiares entre si e que participem na actividade da exploração de forma regular.

Ver também:

Quer ter o Estatuto de Agricultura Familiar? Já o pode pedir. Saiba como

Agricultura e Mar Actual

O artigo foi publicado originalmente em Agricultura e Mar.

Comente este artigo
Anterior Nasce o Smart Farm CoLab, laboratório colaborativo focado na agricultura
Próximo Canicule: quatre départements en alerte «rouge», une première historique

Artigos relacionados

Últimas

Grupo Monte do Pasto comprado por empresa macaense

O grupo Monte do Pasto, com ativos na região de Cuba e Alvito, no Alentejo, vai ser adquirido ao Novo Banco pelo grupo CESL Ásia – […]

Notícias inovação

Ciência 2020 | Nobel da Medicina fala em defesa dos OGM

Créditos da imagem: El País
O encontro anual Ciência 2020 contou hoje com a intervenção do Nobel da Medicina em 1993, […]

Últimas

Webinar: Alterações Climáticas: que desafios para o sector agroflorestal nacional? – 18 de dezembro

Os estudos efectuados indicam que o nosso país e a região mediterrânica se encontram entre as zonas da Europa com maior vulnerabilidade aos impactos das alterações climáticas. […]