Termina amanhã o prazo para entrega de candidaturas à segunda edição do concurso NewFood, promovido pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). Esta iniciativa «visa o aparecimento de novos produtos alimentares (protótipos), em particular os que valorizam os recursos tradicionais e se baseiam em propostas de inovação».
A organização explica que o concurso NewFood tem várias fases e que conta com 20.000 euros em prémios de prototipagem e 10.000 euros em prémios monetários. Podem participar empresas ou empresários em nome individual, legalmente constituídos na forma de pessoas singulares ou colectivas, bem como pessoas individuais com idade superior a 18 anos, individualmente ou em parceria.
Segundo a organização, «pretende-se incentivar o desenvolvimento de protótipos de “Produtos alimentares tradicionais”, orientados para a inovação e competitividade, baseados na diferenciação dos recursos endógenos do território, e respectiva valorização, com vista a eventual desenvolvimento pelo sector agroalimentar». O objectivo geral desta iniciativa é «dinamizar a inovação e a economia no sector alimentar e da gastronomia, através da transferência de conhecimento, de tecnologia e da valorização económica».
Este concurso é promovido no âmbito do projecto “NewFood – Food Technologies Valorization”, o qual é co-financiado pelo Feder através do Norte 2020 – Programa Operacional Regional do Norte 2014/2020. Pode obter mais informações aqui.
Discussão sobre este post