O município de Castanheira de Pera, no interior norte do distrito de Leiria, vai investir cerca de 313 mil euros em 12 novos condomínios de aldeia, para aumentar a resiliência, disse à Lusa o presidente.
“Já temos 26 em implementação e falta-nos lançar o concurso público de dez. No total, serão 48 condomínios de aldeia. A importância destes projetos, numa primeira linha, é criar maior resiliência às populações, aos aglomerados rurais, naquele que é o flagelo que vivemos todos os anos no verão, que são os incêndios”, disse à Lusa António Henriques.
Segundo o autarca socialista, “estes projetos permitem criar um perímetro de segurança e assim garantir que as pessoas e os seus bens estão salvaguardados”.
Os projetos têm também impacto no fator económico, adiantou António Henriques, ao afirmar que nos 48 condomínios de aldeia serão intervencionados “cerca de 500 hectares da área do território”, onde serão potenciadas “espécies agrícolas, nomeadamente o castanheiro, a oliveira e o medronheiro”.
“Daqui a algum tempo espero que, além do território estar muito mais resiliente, tenhamos um valor acrescentado do ponto de vista económico. São esses os dois grandes objetivos destes projetos”, sublinhou.
O presidente acrescentou que, quando os 48 condomínios estiverem concluídos, Castanheira de Pera será o “primeiro concelho a estar todo abrangido com este projeto, que é de pequena dimensão, mas de uma importância muito grande para a proteção das pessoas e dos seus bens”.
António Henriques revelou ainda que o concurso público para os dez condomínios de aldeia que faltam deverá ser lançado no início do próximo ano.
Com financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência através do Fundo Ambiental, o autarca adiantou que espera ter os 48 condomínios de aldeia concluídos até junho de 2026.
De acordo com o anúncio de procedimento publicado em Diário da República, o Município de Castanheira de Pera prevê a contratação de serviços para a instalação de 12 condomínios de aldeia, com um valor base total de 313.451,28 euros (sem IVA).
Os novos 12 projetos serão implementados nas localidades de Carriçal, Sapateira, Ameal, Castanheira de Pera, Além da Ribeira, Vale das Figueiras, Banda d Além, Dordio, Lomba do Moinho, Valinha Fontinha, Ervideira e Linhares.












































