Câmara de Boticas aprovou Plano de Acção para o Sítio GIAHS Barroso

Câmara de Boticas aprovou Plano de Acção para o Sítio GIAHS Barroso

[Fonte: Gazeta Rural]

A Câmara Municipal aprovou, em reunião do executivo que se realizou no passado dia 21 de fevereiro, o Plano de Ação do Sistema Agro-Silvo-Pastoril de Barroso/Sítio GIAHS da FAO, a ser desenvolvido nesta região, no âmbito da distinção do Barroso como Património Agrícola Mundial.

O plano em causa prevê a execução, implementação e gestão do sistema agro-silvo-pastoril do Barroso e visa estabelecer o funcionamento de todo o processo, através da “Plataforma GIAHS do Barroso”, Comissão de Acompanhamento e Monotorização e Comissão Executiva.

O acordo para a concretização do referido plano, que foi assinado recentemente por várias entidades, entre as quais, os Municípios de Boticas e Montalegre e o Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, fundamenta-se na definição das contribuições, atribuições, relações, direitos e deveres dos parceiros, com vista à implementação do Plano de Ação do Sítio GIAHS Barroso.

Recorde-se que o reconhecimento do Barroso como Património Agrícola Mundial foi atribuído pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), em abril de 2018, pelas boas práticas desenvolvidas neste território, no que concerne à proteção e promoção da riqueza agrícola, sustentada pela preservação da agricultura tradicional e conservação do meio ambiente e das paisagens.

Comente este artigo

O artigo Câmara de Boticas aprovou Plano de Acção para o Sítio GIAHS Barroso foi publicado originalmente em Gazeta Rural.

Anterior SORGAL marca presença na Feira Anual da Trofa e na AGRO Braga
Próximo Acordo do Mercosul atrasado

Artigos relacionados

Sugeridas

Delegações de produtores afectados pelos incêndios protestam em Lisboa frente ao ministério da agricultura

Os afectados com os incêndios entre Julho e Outubro de 2017 consideram insuficientes e mesmo desadequadas as medidas de apoio (umas avançadas e outras anunciadas) pelo Governo, tendo em conta os avultados prejuízos sofridos pelas populações e pelos agricultores em especial.
Muitos e muitos agricultores tiveram dezenas de milhar de euros de prejuízos mas, […]

Nacional

Acidente com avião de combate a incêndios em barragem. “Piloto saiu ileso”

[Fonte: Rádio Renascença]

Um avião de combate a incêndios sofreu esta quarta-feira um acidente quando recolhia água na barragem de Trizio, no concelho de concelho da Sertã, avança a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), perto da barragem de Castelo de Bode como foi avançado inicialmente. […]

Nacional

Direção de Cultura do Alentejo lança guia de boas práticas a seguir por agricultores

[Fonte: Diário de Notícias] A Direção Regional de Cultura do Alentejo (DRCA) vai lançar, em breve, um guia de boas práticas a seguir pelos agricultores para poderem desenvolver projetos agrícolas com o mínimo de impactes no património arqueológico, foi hoje anunciado. […]