Câmara de Boticas aprovou Plano de Acção para o Sítio GIAHS Barroso

Câmara de Boticas aprovou Plano de Acção para o Sítio GIAHS Barroso

[Fonte: Gazeta Rural]

A Câmara Municipal aprovou, em reunião do executivo que se realizou no passado dia 21 de fevereiro, o Plano de Ação do Sistema Agro-Silvo-Pastoril de Barroso/Sítio GIAHS da FAO, a ser desenvolvido nesta região, no âmbito da distinção do Barroso como Património Agrícola Mundial.

O plano em causa prevê a execução, implementação e gestão do sistema agro-silvo-pastoril do Barroso e visa estabelecer o funcionamento de todo o processo, através da “Plataforma GIAHS do Barroso”, Comissão de Acompanhamento e Monotorização e Comissão Executiva.

O acordo para a concretização do referido plano, que foi assinado recentemente por várias entidades, entre as quais, os Municípios de Boticas e Montalegre e o Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, fundamenta-se na definição das contribuições, atribuições, relações, direitos e deveres dos parceiros, com vista à implementação do Plano de Ação do Sítio GIAHS Barroso.

Recorde-se que o reconhecimento do Barroso como Património Agrícola Mundial foi atribuído pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), em abril de 2018, pelas boas práticas desenvolvidas neste território, no que concerne à proteção e promoção da riqueza agrícola, sustentada pela preservação da agricultura tradicional e conservação do meio ambiente e das paisagens.

Comente este artigo

O artigo Câmara de Boticas aprovou Plano de Acção para o Sítio GIAHS Barroso foi publicado originalmente em Gazeta Rural.

Anterior SORGAL marca presença na Feira Anual da Trofa e na AGRO Braga
Próximo Acordo do Mercosul atrasado

Artigos relacionados

Dossiers

A entrada da Mercadona em Portugal – Reportagem da TVI

Veja o video da Reportagem da TVI sobre a entrada da Mercadona em Portugal. Já estão a escolher produtos portugueses, a escolher fornecedores, e têm uma estratégia definida sem promoções. 

Nacional

Conferência e Fórum sobre Bio-Regiões

[Fonte: Voz do Campo]

A IN.N.E.R. – International Network of Eco Regions organiza a “Conferência Internacional sobre as Bio-Regiões” durante a 52ª Feira da AGRO, no dia 29 de março, pelas 14:30 horas. Já no dia 2 de abril a agricultura biológica, […]

Últimas

Jornada técnica sobre polinização e controlo biológico em fruticultura

[Fonte: Revista Frutas Legumes e Flores]

A Estação Nacional de Fruticultura Vieira Natividade, em Alcobaça, acolhe, na tarde de 23 de Janeiro, a “Jornada Técnica – Polinização e Controlo Biológico em Fruticultura”. Esta iniciativa é uma organização conjunta do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (Iniav) e das empresas Raul Patrocínio Duarte e Agrobío. […]