A Caixa Geral de Depósitos implementou, com carácter imediato, medidas de apoio, através de condições diferenciadas de financiamento no valor de 40 milhões de euros, às famílias e empresas suas Clientes, que foram afetadas pelos incêndios que ocorreram durante o mês de agosto, sobretudo nas regiões Norte e Centro.
Este apoio será materializado de forma rápida e concreta, estando disponível, a partir de hoje, para Clientes Particulares, Empresas, Pequenos Negócios e empresários em nome individual, com imóveis ou atividade nos setores primário, agroindústria, turismo rural e indústria, e localizados nas regiões afetadas.
Este conjunto de medidas de apoio aos clientes afetados, têm como objetivo mitigar e dar resposta a necessidades urgentes de curto prazo, em áreas concretas como a alimentação para animais, limpeza florestal, reposição de equipamentos e capacidade produtiva, bem como, outras iniciativas de investimento, nomeadamente, de reconstrução e de prevenção e reforço de resiliência.
São estas as medidas que estão em vigor a partir de hoje:
Medidas para Empresas e Pequenos Negócios
• Linha de crédito de emergência com condições especiais: isenção de comissões, redução de spreads e possibilidade de carência de capital.
• Apoio à tesouraria para antecipação do recebimento de indemnizações de seguros e apoio ao pagamento de salários, reparações urgentes, reposição de equipamentos, stocks e matérias-primas;
• Financiamento ao investimento para alimentação animal, limpeza de terrenos, apicultura e reposição de colmeias, assim como aquisição de maquinaria agrícola e florestal. Contempla também investimentos orientados para a prevenção.
Medidas para Particulares
• Alargamento do prazo do Crédito à Habitação até 10 anos, com carência de capital ou capital e juros até 6 meses, respeitando o limite de idade de 80 anos.
• Alteração para taxa mista em créditos em vigor.
• Condições especiais para reconstrução ou reparação de habitações e infraestruturas atingidas.
• Condições especiais no crédito pessoal para aquisição de bens.
Estas medidas foram concebidas para responder de imediato às necessidades de famílias e empresas das regiões afetadas, garantindo soluções rápidas e eficazes para apoiar a recuperação e são um complemento aos apoios públicos já anunciados, refletindo a responsabilidade da Caixa, através dos seus Clientes, na criação de condições que permitam estabilizar a vida das populações e a recuperação mais célere da atividade económica das regiões afetadas.
A informação mais detalhada sobre estes apoios especiais pode ser obtida em qualquer agência da Caixa, estando os mesmos já disponíveis a partir de hoje.
Fonte: Caixa Geral de Depósitos