O secretário de Estado da Justiça adianta à Renascença o balanço do Projeto BUPi, que já abrange 143 municípios.
Cinquenta e sete por cento do território nacional já tem cadastro, de acordo com o balanço feito à Renascença pelo secretário de Estado da Justiça, Pedro Tavares.
O projeto BUPi – Balcão Único do Prédio identificou, até agora, mais de 840 mil propriedades.
“O BUPi já abrange 143 municípios que não dispõem de cadastro de propriedade rústica, num universo de 153 municípios, ou seja, praticamente todos aqueles que têm mais área rústica. Os que faltam são aqueles, por exemplo Lisboa e Porto, cuja área rústica é muito pequena”, afirma o secretário de Estado da Justiça.
“Nesta altura, já temos perto de 900 mil representações gráficas georreferenciadas, ou seja, as propriedades que as pessoas identificam no território, e acreditamos que até ao final do ano vamos chegar a um milhão de propriedades identificadas”, sublinha.
Pedro Tavares explica que o maior desafio deste processo é juntar informação que tem estado dispersa.
“Nós tínhamos durante muitos anos cada entidade a trabalhar na sua responsabilidade, na sua atribuição, na área das florestas, na área da agricultura, hidrográfica ou nas infraestruturas. O desafio foi juntar toda esta informação numa única plataforma para ajudar o cidadão a mais […]