• BPI disponibiliza linha de financiamento ao setor agrícola com garantia do FEI, ao abrigo do instrumento ESIF EAFRD Portugal FoF.
• Linha BPI/FEI Agricultura apresenta condições de financiamento competitivas e com prazos alargados para investimentos na exploração agrícola, incluindo jovens agricultores, e agroindústria.
O BPI e o Fundo Europeu de Investimento (FEI) estreitaram a sua cooperação, através da assinatura de um acordo de garantia para fomentar o crédito a empresas e empresários do setor agrícola e agroindustrial, com um montante global financiamento de até 95 milhões de euros.
Com base neste acordo, o BPI disponibiliza a Linha BPI/FEI Agricultura, para apoiar os investimentos na exploração agrícola, incluindo jovens agricultores, e na transformação e comercialização de produtos agrícolas, beneficiando de garantia do Fundo Europeu de Investimento, ao abrigo do ESIF EAFRD Portugal FoF .
O FEI concede, assim, ao BPI uma garantia para cobrir 70% do risco de crédito de uma carteira de até 95 milhões de euros de novos empréstimos para financiar investimentos em ativos tangíveis e/ou intangíveis, fundo de maneio e despesas gerais associadas ao projeto de investimento, realizados por empresas e empresários do setor agrícola e agroindustrial, residentes e a operar em Portugal Continental.
A operação permitirá ao BPI disponibilizar financiamento, em condições competitivas, de montantes e prazos alargados (até 15 anos), ajustados às necessidades do setor agrícola e sem consumo de auxílios de minimis.
Nos últimos anos, o BPI e o Fundo Europeu de Investimento (FEI) celebraram vários acordos de garantia, para apoiar empresas de diferentes setores da economia.
A linha BPI/FEI Agricultura vem complementar a vasta oferta do BPI para apoio à tesouraria e ao investimento, de empresas agrícolas e agroindústrias. O Banco aposta igualmente na simplificação do processo de contratação das operações.
Discussão sobre este post