Bovinos, equinos e suínos. Vetaflumex e Finadyne já não têm dietanolamina. Suspensão levantada

A DGAV – Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária informa que os medicamentos veterinários, para bovinos, equinos e suínos, Finadyne 50 mg/ml e Vetaflumex 50 mg/ml, ambos em solução injectável, já não contêm dietanolamina, pelo que levantou a suspensão dos mesmos.

Os dois medicamentos passaram a ter como substância activa a flunixina meglumina (83 mg).

Substituição aprovada

Explica a Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária que, na sequência da suspensão das autorizações de introdução no mercado (AIM) dos medicamentos veterinários contendo dietanolamina e destinados a espécies produtoras de alimentos para consumo humano, algumas empresas submeteram pedidos de alteração para substituição do excipiente dietanolamina.

À medida que essas alterações vão sendo aprovadas estão supridas as deficiências que conduziram à suspensão da AIM desses medicamentos veterinários, deixando os mesmos de estar suspensos a partir da data de aprovação da alteração pela DGAV.

Actualização da lista

Deste modo, tendo sido feito o levantamento da suspensão do medicamento veterinário Finadyne 50 mg/ml e do Vetaflumex 50 mg/ml, solução injectável para bovinos, equinos e suínos com a AIM n.º 50752, a 23-07-2019, a DGAV procedeu à actualização da lista de medicamentos veterinários cuja suspensão foi levantada (ver aqui).

Agricultura e Mar Actual

O artigo foi publicado originalmente em Agricultura e Mar.

Comente este artigo
Anterior Catástrofes naturais levam 351 milhões às seguradoras
Próximo Uso sustentável de recursos naturais de 2019 é atingido esta segunda-feira

Artigos relacionados

Nacional

Prefere uma universidade sustentável ou um bitoque de vaca? – Marcos Sá

A Universidade de Coimbra decidiu retirar das ementas das suas cantinas a carne de vaca por esta ser uma opção pouco sustentável do ponto de vista ambiental devido à emissão de gás metano, […]

Últimas

Jornadas de Saúde e Bem-Estar Animal – 4 de outubro – Elvas

A Escola Superior Agrária de Elvas (ESAE) do Instituto Politécnico de
Portalegre (IPP) foi a Instituição de Ensino Superior que criou a
primeira licenciatura em
Enfermagem Veterinária em Portugal. […]

Nacional

Filipinas abatem cerca de três mil porcos para conter surto de peste suína africana

As Filipinas abateram cerca de três mil porcos para conter o surto de peste suína africana, onde já morreram mais de 20 mil animais desde que a epidemia foi declarada no início de setembro. […]