MERCADO EUROPEU
Mais uma semana de manutenção praticamente em toda a Europa e as razões são transversais: porcos pesados, que impedem um novo impulso altista das bolsas. Apesar das temperaturas estarem a subir, este efeito deve-se à recuperação dos abates das várias semanas de quatro dias que tivemos anteriormente.
Entramos num ciclo pouco satisfatório para a produção porque conviverá com pesos altos durante várias semanas e pouco satisfatório para a indústria que continuará a conviver com preços altos.
Vejamos então o que nos indicam as diversas Bolsas europeias para esta semana:
TENDÊNCIA GERAL:
Ainda há muita procura espanhola por leitões e porcos da Bélgica, Países Baixos e França, mas agora a vontade é maior destes países em vender pelas dificuldades que a indústria enfrenta em conseguir ganhar margens na carne.
Reflexo desse aumento da oferta superior à procura, é a queda contínua do preço dos leitões, que esta semana volta a cair 3€.
Mas, acima de tudo, o que determinará as próximas semanas de mercado será o triângulo engordador (capacidade para produzir porcos gordos), matadouro (margem para aumentar abates) e consumidor (aumento sazonal de consumo).
Fonte: FPAS