A semana Santa é, por definição, uma semana de estagnação dos mercados pela perda dos dias de abate. As bolsas de Portugal e Espanha não reuniram e no resto da Europa há apenas a registar a subida de 1,4 cêntimos em França, motivada pela forte procura desta semana para compensar o feriado pascoal (que em França se assinala na próxima 2ª feira).
A Alemanha tem dois feriados – sexta-feira, 2 de abril e segunda-feira, 5 de abril – o que aumentará os pesos médios de abate, já de si superiores ao mesmo período de anos anteriores. A procura por carne ainda é muito limitada e os matadouros alemães começam a ter dificuldade em acompanhar o ritmo de subida dos porcos.
Vejamos então o que nos indicam as diversas Bolsas europeias para esta semana:
** Os valores das bolsas de Portugal e Espanha foram estabelecidos na semana 11
Nota:
- Analisando estes valores, segundo equivalências teóricas, teremos em euros/kg peso vivo para a semana 13/2020 (05/04 a 09/04): Espanha 1,46; França 1,22; Alemanha 1,17; Holanda 1,18; Bélgica 1,17.
- Estes valores podem ser também consultados no portal da FPAS, tanto no menú “Bolsas e Cotações” como na faixa superior da página de abertura onde as cotações são atualizadas em permanência.
- Recordamos ainda que, tornando-se amigo da nossa página no facebook “Suinicultura” será informado “em cima da hora” sobre o resultado das diversas Bolsas europeias.
Discussão sobre este post