MERCADO EUROPEU
O preço estabilizou em toda a Europa. A razão é a recuperação dos abates perdidos no período festivo. Os efetivos estão elevados e os pesos ao abate altos, mas a reabsorção prevê-se rápida, apesar do período ser de baixo consumo.
O fim da época natalícia parece estar a trazer algum alívio ao mercado europeu de carne de porco, especialmente ao mercado espanhol, que mais necessita. Contudo, isto não elimina o facto de a carne de porco estar atualmente a ser negociada a 1 euro por quilo. É uma situação difícil para os produtores em termos de lucros, que têm sido negativos desde novembro e que agora se tornaram ainda mais acentuados, enquanto os matadouros estão algo surpreendidos com o facto de, com a carne de porco tão barata, as suas margens não serem melhores.
Vejamos então o que nos indicam as diversas Bolsas europeias para esta semana:

TENDÊNCIA GERAL:
A estabilização dos preços da carne de porco esta semana em toda a UE é também uma resposta ao desejo de transmitir a mensagem de que a carne de porco atingiu o seu ponto mais baixo do ano e que os preços não vão cair mais, encorajando os grandes retalhistas a fazerem encomendas e a não especularem enquanto aguardam ofertas mais baratas. Isto apesar da elevada oferta de suínos em toda a Europa.
Fonte: FPAS

















































