Boletim Mensal da Agricultura e Pescas – Abril de 2021

Boletim Mensal da Agricultura e Pescas – Abril de 2021

Previsões Agrícolas

As previsões agrícolas, em 31 de março, apontam para um aumento da produtividade de 10% no trigo mole e 5% no trigo duro, triticale e aveia, face a 2020, e para a manutenção do rendimento unitário do centeio em níveis significativamente acima da média do último quinquénio (+7%). De referir que a campanha cerealífera, que tem decorrido com condições meteorológicas favoráveis, encontra-se com um ligeiro adiantamento face ao normal para a época.

Quanto à batata, e após os atrasos que se registaram nas plantações mais precoces (na maioria dos casos provocados pelo frio e chuva de janeiro e fevereiro), a instalação decorreu a bom ritmo ao longo do mês, estimando-se que se prolongue por abril nas principais regiões produtoras. Prevê-se que a superfície plantada atinja os 20 mil hectares, semelhante à registada em 2020.

Gado, aves e coelhos abatidos

O peso limpo total de gado abatido e aprovado para consumo em fevereiro de 2021 foi 35 877 toneladas, o que correspondeu a um acréscimo de 2,1% (-6,3% em janeiro), devido ao maior volume de abate registado nos bovinos (+0,8%) e suínos (+2,8%). O peso limpo total de aves e coelhos abatidos e aprovados para consumo foi 27 165 toneladas, o que representou um decréscimo de 4,6% (-3,5% em janeiro), devido ao menor volume de abate registado nos galináceos (-4,2%), perus (-3,7%), patos (-29,7%) e coelhos (-1,5%).

Produção de aves e ovos

O volume de frango aumentou 0,5%, com uma produção de 26 218 toneladas (+9,3% em janeiro), tendo, no entanto, registado um decréscimo de 2,3% em número de cabeças (+4,8% em janeiro), consequência do peso médio dos animais ter sido significativamente superior. A produção de ovos de galinha para consumo registou um decréscimo de 11,4% (-7,5% em janeiro), não tendo ultrapassado as 7 719 toneladas.

Produção de leite e produtos lácteos

A recolha de leite de vaca foi 150,1 mil toneladas, o que indicou um decréscimo de 3,4% (-0,4% em janeiro). O volume de produtos lácteos teve igualmente uma redução de 5,9% (-7,5% em janeiro), devido sobretudo à menor produção de leite para consumo (-8,3%), mas também à diminuição registada nos leites acidificados (-1,5%) e na manteiga (-5,0%).

Pescado capturado

O volume de capturas de pescado em Portugal diminuiu 26,3% (-4,5% em janeiro), justificado pela menor captura de peixes marinhos, sobretudo carapau e cavala, mas também peixe-espada e biqueirão. Às 4 233 toneladas de pescado correspondeu uma receita de 16 157 mil euros, valor que representou igualmente um decréscimo de 22,0% (-5,0% em janeiro).

O preço médio do pescado descarregado foi 3,73 Euros/kg, ou seja, um aumento de 7,1% (+0,8% em janeiro).

Preços e índices de preços agrícolas

Em março de 2021 as variações mais significativas, em módulo, no índice de preços de produtos agrícolas no produtor, foram observadas nos frutos (+31,2%), batata (+29,5%), plantas e flores (+16,0%), hortícolas frescos (+14,2%) e suínos (-14,1%).

Em comparação com o mês anterior, as variações de maior amplitude verificaram-se nos suínos (+19,0%), ovos (+13,5%), hortícolas frescos (+13,3%) e aves de capoeira (+13,2%).

Em dezembro de 2020, o índice de preços de bens e serviços de consumo corrente (INPUT I) registou uma variação de -0,3%, enquanto que o índice de preços de bens e serviços de investimento (INPUT II) aumentou 1,5%. Relativamente ao mês anterior assistiu-se a um aumento de 0,4% no índice de preços de bens e serviços de consumo corrente, enquanto que no índice de preços de bens e serviços de investimento não se observou qualquer variação.

→ Consulte aqui os documentos ←

Boletim Mensal da Agricultura e Pescas – Março de 2021

Comente este artigo
Anterior "PAC pós-2020 não reconhece a importância dos territórios comunitários" - Pedro Gomes
Próximo Auditoria do Tribunal de Contas sobre incêndios é pedagógica - Liga Bombeiros

Artigos relacionados

Notícias cadeia alimentar

Covid-19: CNA defende que feiras e mercados devem funcionar no confinamento

A Confederação Nacional da Agricultura (CNA) reiterou hoje que as feiras e os mercados de proximidade devem permanecer abertos durante o confinamento, uma vez que são os “espaços preferenciais” para o escoamento da produção […]

Últimas

Município de Silves debateu a escassez de água na agricultura

Reunião promoveu ainda o debate sobre o estado atual do Sistema Aquífero Querença-Silves e a necessidade da implementação imediata de planos de rega mais eficientes e sustentáveis […]

Últimas

Cotações – Bovinos – Informação Semanal – 22 a 28 Junho 2020

As cotações médias nacionais de novilhas e de novilhos 12 a 24 meses não se alteraram. […]