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– 25-02-2012 |
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BLC 3 e Universidade do Minho preparam �choque tecnol�gico� numa das 7 maravilhas da gastronomia portuguesa � o Queijo Serra da Estrela
Um choque tecnol�gico e uma grande dose de Inovação poder�o revolucionar, por completo, um dos maiores tesouros da gastronomia portuguesa � o Queijo Serra da Estrela DOP. Por detr�s da pioneira iniciativa, estáo a BLC 3 � Plataforma para o Desenvolvimento da Regi�o Interior Centro, a Universidade do Minho e a Casa Matias, uma conceituada queijaria que brevemente vai inaugurar, no concelho de Seia, uma das unidades mais modernas da Europa. O principal objectivo do projecto, que em Março vai ser candidatado ao QREN, através do �Compete � Programa Operacional Factores de Competitividade�, � a valoriza��o de um queijo, através do desenvolvimento de um projecto de investiga��o aplicada para a constru��o de um prot�tipo. O Queijo Serra da Estrela DOP � considerado como um dos melhores do mundo. Por�m, dada a incapacidade de o valorizar junto do consumidor, tem estado sujeito a uma grande indisciplina de mercado, arriscando-se a entrar em vias de extin��o. Com a finalidade de tornar a actividade lucrativa, tanto para os produtores de leite como para as queijarias, que fabricam aquela iguaria serrana de Denomina��o de Origem Protegida a partir de leite de ovelha da ra�a Bordaleira Serra da Estrela, o projecto terá as seguintes fases: a) Cria��o de um �kit� anal�tico que diferencie o queijo produzido com o leite da ra�a Bordaleira Serra da Estrela daquele que incorpora leite importado de Espanha ou de outras regi�es geogr�ficas; b) eliminação dos bolores, que dificultam a conserva��o do queijo ap�s os 35 a 40 dias de cura; c) Fatiagem do produto em doses individuais para responder aos novos padr�es de consumo, com embalamento no auge da qualidade, através de uma embalagem que mantenha a textura da fatia e permita a sua conserva��o, sem bolores; Estas altera��es tecnol�gicas permitiráo que o queijo que no ano passado foi eleito como uma das sete maravilhas da gastronomia portuguesa, possa entrar em mercados gourmet, a que hoje não tem acesso, podendo ser substancialmente valorizado, invertendo-se o desinteresse na produ��o a que se vem assistindo. Fonte: BLC 3
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