BE reclama aumento de apoios da UE para os Açores

BE reclama aumento de apoios da UE para os Açores

O Bloco de Esquerda exige um reforço dos fundos estruturais da União Europeia para os Açores e aponta o mar, educação, agricultura, pescas e mobilidade como áreas prioritárias para o investimento.

Na apresentação do manifesto eleitoral, Alexandra Manes, candidata dos Açores às eleições Europeias na lista do BE, deixou críticas ao PS por defender apenas a manutenção dos atuais apoios para os Açores.

“Não podemos concordar com aqueles que – como o PS – defendem que manter o atual nível de fundos para os Açores é já uma vitória”, disse a candidata, que reclama “mais solidariedade europeia e também mais fundos estruturais” para a Região.

De acordo com comunicado, Alexandra Manes aponta também a grande incoerência de PS, PSD e CDS quando defendem, ao mesmo tempo, o reforço de fundos de coesão para os Açores, e o aumento dos fundos para a criação de um exército europeu, sabendo que os dois aumentos são incompatíveis e contraditórios.

“O Bloco de Esquerda apresenta-se a estas eleições com a intenção de reforçar o Parlamento Europeu com mais deputados e deputadas que lutem por uma Europa diferente: uma Europa assente na solidariedade entre países, que rejeite o ultraliberalismo e o autoritarismo, que coloque as pessoas no centro das decisões políticas, e que promova a democracia e a liberdade”, disse Alexandra Manes, salientando no mesmo comunicado que “mais importante do que a cara dos deputados, são as suas posições políticas que fazem a diferença na vida das pessoas”.

A candidata deu exemplos concretos que demonstram a importância de reforçar a presença do Bloco de Esquerda no Parlamento Europeu, recordando que o fim das quotas leiteiras e a abertura do mar às frotas estrangeiras de grandes arrastões – duas medidas que tiveram consequências muito graves para a economia dos Açores – “contaram sempre com a aceitação e a cumplicidade dos eurodeputados do PS e do PSD, e o facto de haver deputados dos Açores nestes grupos parlamentares nunca se traduziu numa defesa dos interesses da nossa Região”.

Alexandra Manes ocupa o oitavo lugar na lista nacional do Bloco de Esquerda às próximas eleições europeias, numa lista que é encabeçada por Marisa Matias.

Comente este artigo

O artigo foi publicado originalmente em Açoriano Oriental.

Anterior PSD/Açores quer ouvir Governo Regional na Comissão de Economia sobre a fileira do leite
Próximo EDP faz ultimato sobre Fridão: ou pagam ou a barragem avança

Artigos relacionados

Nacional

Arcos de Valdevez recebe I Congresso Internacional para a Revitalização do Mundo Rural

O Município de Arcos de Valdevez recebe, de 10 a 12 de Outubro, na Casa das Artes, o congresso final do RevitAgri-PNPG (Parque Nacional da Peneda-Gerês), […]

Últimas

Oferta de emprego – Enólogo – Vila Real

Empresa de referência, sediada no Cima Corgo (zona do Pinhão), produtora de vinhos (Porto e Douro), procura enólogo/enólogo estagiário […]

Últimas

Protocolo de Colaboração entre a Bolsa Nacional de Terras e a Bolsa de Terras de Vagos

[Fonte: GPP]
A Bolsa Nacional de Terras estabelece protocolo com a Bolsa de terras de Vagos, entre a Entidade Gestora da Bolsa de terras (DGADR) e o Município de Vagos, […]