ANP: Exportações de Pera Rocha acima do esperado, apesar do mau ano agrícola

ANP: Exportações de Pera Rocha acima do esperado, apesar do mau ano agrícola

[Fonte: Pera Rocha]

ANP – Associação Nacional de Produtores de Pera Rocha vai marcar presença, a partir de sexta-feira, na Semana Verde de Berlim para promover a Pera Rocha do Oeste

Cadaval, 16 de janeiro de 2019 – A ANP – Associação Nacional de Produtores de Pera Rocha vai estar presente na Semana Verde de Berlim, que decorre a partir de dia 18 e até 27 de janeiro, no centro de conferências Messe Berlin. Trata-se de uma das mais importantes feiras internacionais dedicadas à alimentação e agricultura, onde, além da participação de 1600 empresas e organizações de todo o mundo, são esperados mais de 400 mil visitantes.

Pelo segundo ano consecutivo, a presença da ANP em Berlim pretende divulgar a Pera Rocha junto dos consumidores alemães. Esta iniciativa acontece no âmbito do Projeto “Promoção da Pera Rocha nos Mercados Externos” que tem como objetivo aumentar a visibilidade além-fronteiras desta variedade única e 100% portuguesa e reforçar as exportações em cinco destinos estratégicos: Alemanha, Brasil, Espanha, França e Reino Unido.

Apesar do mau ano agrícola que levou a uma quebra de 20% na produção, as exportações de Pera Rocha ultrapassaram os 70 milhões de euros entre janeiro e novembro de 2018 (menos 15% face ao período homólogo do ano anterior). “Mesmo com os efeitos das alterações climáticas e a instabilidade económica e política no Brasil, as exportações não caíram tanto como a produção. Receávamos que a quebra fosse maior, mas conseguimos garantir o escoamento para os mercados externos”, afirma Domingos dos Santos, presidente da ANP. Para 2019, a associação mantém o objetivo de chegar aos 100 milhões de euros de exportações.

De acordo com os últimos dados publicados pelo INE, Brasil, Reino Unido, França, Alemanha e Espanha são, por esta ordem, os principais mercados da Pera Rocha e absorveram 89% do valor das exportações entre janeiro e novembro de 2018. O mercado alemão representou, neste período, 7,4 milhões de euros.

Na última campanha, a produção total dos associados da ANP, que representa 86% da fileira da Pera Rocha, atingiu as 142 mil toneladas.

Comente este artigo
Anterior Oferta de Emprego - Agronomia ou Ambiente
Próximo DGAV divulga novo ofício por causa da Xylella fastidiosa

Artigos relacionados

Comunicados

Intervenção da ADACO permite que os Orizicultores possam fazer a sua sementeira a tempo e horas

Os orizicultores englobados na produção integrada são
obrigados, num hectare de arroz, a semearem 120 Kg de arroz selecionado e
certificado.

No Baixo-Mondego há falta de arroz de semente
certificado das qualidades “Ariete” e “Tete”, devido a problemas nos países
fornecedores destas duas qualidades – Itália principalmente mas também Espanha, […]

Comunicados

A BuyinPortugal.pt no Web Summit 2017

A BuyinPortugal.pt vai novamente marcar presença no Web Summit, este ano como BETA startup, depois de ter participado como startup ALPHA em 2016, naquele que é um dos maiores eventos internacionais sobre tecnologia, empreendedorismo e inovação, e que vai realizar-se em Lisboa entre 6 e 9 de novembro de 2017. […]

Comunicados

A Maavim congratula-se pela aprovação da abertura dos apoios à Agricultura, votados hoje no Parlamento.

Esta era uma das “batalhas” que a Maavim, os seus colaboradores, associados e lesados levavam a cabo nos últimos meses, após a confusão verificada nas candidaturas aos apoios agrícolas.
Depois de hoje terem sido aprovados os apoios na generalidade, conforme os nossos anseios, iremos aguardar pela aprovação na especialidade, […]