A Câmara Municipal de Anadia, no distrito de Aveiro, informou hoje que foram destruídos no concelho, este ano, até ao final do mês de outubro, 392 ninhos de vespa asiática.
Em comunicado enviado à agência Lusa, o município de Anadia deu conta que comparativamente ao período homólogo do ano anterior, houve a desativação de mais de 100 ninhos de vespa asiática, ou seja, 287 ninhos no ano de 2020.
Desde 2016, que começaram a ser detetados os primeiros ninhos de vespa velutina, vulgarmente conhecida por vespa asiática, no concelho de Anadia.
“Desde essa altura, até ao presente momento, foram eliminados mais de um milhar de ninhos pelos serviços municipais”, indica o município na nota de imprensa enviada hoje à agência Lusa.
A inativação de ninhos de vespa asiática é feita exclusivamente por uma equipa especializada da autarquia.
De acordo com a mesma nota, após a intervenção de cada ninho é colocada uma fita para sinalização da ocorrência.
Sempre que um ninho de vespa asiática for detetado, devem ser contactados os serviços municipais, através do número 231 510 730, em dias úteis e durante o horário de funcionamento da Câmara Municipal.
Fora deste horário, deverão ser comunicados aos Bombeiros Voluntários de Anadia, à GNR ou às Juntas de Freguesia, ou em alternativa, no portal StopVespa do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).
“A população não deve mexer nos ninhos e, de forma alguma, tentar inativá-los por meios próprios”, conclui o município.
Discussão sobre este post