|
|
|
|
|
– 11-10-2005 |
[ Agroportal ] [ Nacional ] [ Internacional ] |
Alimenta��o: Europastry mant�m investimento de 6ME para f�brica em PortugalLisboa, 10 Out O gestor de produto da Europastry Portugal, Filipe Can�rio, avanãou � agência Lusa que a empresa prev� iniciar a constru��o de uma unidade de produ��o no in�cio do próximo ano, para entrar em funcionamento em Janeiro de 2007. Apesar de o projecto ter sido adiado alguns meses – j� que o in�cio da constru��o estava previsto ainda para 2005 -, a f�brica portuguesa, a oitava do grupo, "vai ter maior dimensão que o inicialmente previsto" e poder� especializar-se em p�o ou pastelaria, afirmou o gestor de produto da empresa espanhola. A Europastry pretende assim consolidar a sua lideran�a no mercado ib�rico de massas congeladas ao atingir uma produ��o de 150 mil toneladas de p�o e pastelaria congelada. Com vendas previstas de 240 milhões de euros em 2005, depois de ter registado 200 milhões no ano passado, a Europastry anunciou hoje ter chegado a acordo para a compra da Palmapan, l�der de mercado de p�o pr�-cozido nas ilhas baleares. A Palmapan regista vendas de cerca de oito milhões de euros e tem uma unidade em Palma de Maiorca com capacidade de produ��o de 18 mil toneladas por ano. Filipe Can�rio salientou que o investimento destinado � aquisi��o da Palmapan se situa entre 12 milhões e 13 milhões de euros. No entanto, do plano de investimento da Europastry para 2005, or�ado em cerca de 25 milhões de euros, não constava esta aquisi��o. Presente em Portugal desde 2003, a Europastry facturou 14 milhões de euros no mercado nacional em 2004. A unidade – que ainda não tem localiza��o definitiva, embora Filipe Can�rio referir existirem j� duas alternativas – dever� situar- se no centro do país, tendo como objectivo fornecer não s� o mercado portugu�s, mas Também o espanhol, onde poder�o ser colocados produtos tradicionais portugueses, como os past�is de nata, um dos que apresenta maior volume de vendas. Com 14 distribuidores em Portugal, incluindo A�ores e Madeira, Filipe Can�rio estima que a quota de mercado da empresa se situe entre 23 e 24 por cento. Entre as marcas da empresa estáo a Frida e a Fripan. A Europastry tem dispon�veis 270 refer�ncias de p�o e pastelaria ultracongelada, emprega 1.500 funcion�rios, dos quais 64 em Portugal, e exporta para o resto da Europa, mas Também para EUA, países da Am�rica Latina e Jap�o, para onde destina cerca de 10 por cento do total das vendas do grupo.
|
|
|
Produzido por Camares � – � 1999-2007. Todos os direitos reservados. Optimizado para o IE 5.#, resolu��o 800 x 600 e 16 bits |