[Fonte: Rádio Campanário] No último dia do mês de maio de 2019 e comparativamente ao último dia do mês anterior verificou-se um aumento do volume armazenado em 4 bacias hidrográficas e uma descida em 8, revelam os dados do Sistema Nacional de informação ode Recursos Hídricos (SNIRH).
No que concerne à bacia Hidrográfica do Guadiana encontrava-se a 72,3% da sua capacidade total, menos 10,7 pontos percentuais abaixo da média esperada para o referido mês.
De acordo com a informação disponibilizada, esta bacia hidrográfica não tinha no final de maio nenhuma albufeira acima dos 80% de capacidade. No entanto a que mais percentagem de água armazenada apresentava era a Barragem de Enxoé (76.6%) da sua capacidade total, seguindo-se de Alqueva que estava a 75,6%, Odeleite (60.9%) e Beliche (55.1%).
Já as barragens de Monte Novo (44.9%), Abrilongo (47.1%) e Lucefecit (41%) estão agora com um volume de armazenamento inferior a 50% da sua capacidade total. Na Bacia Hidrográfica do Guadiana os casos mais preocupantes continuam a ser as barragens do Caia e Vigia, respetivamente 28,1% e 20,8%.