O XVII Encontro de Agricultores da Agromais Plus teve lugar a 28 de Fevereiro, nas instalações da empresa na Golegã. Segundo comunicado da Agromais Plus, no evento «foi possível confirmar a dinâmica dos produtores associados e a vitalidade das organizações que os representam», tendo sido atribuídos os tradicionais prémios da Agromais «aos agricultores que se destacaram em 2018 pela sua produção e envolvimento com as organizações».
Na ocasião, foi atribuído pela primeira vez o prémio “Produtor Biosférico”, que «destaca o agricultor que adopta as melhores práticas agrícolas e ambientais».
Os prémios nas categorias “Voluntário +” e “Agricultor Solidário” visaram premiar os voluntários e agricultores que, em 2018, «mais se envolveram e contribuíram para a divulgação do projecto Restolho».
Já a decisão sobre o “Prémio de Carreira” teve em conta a «colaboração, cooperação e envolvimento com as nossas organizações agrícolas nas últimas três décadas».
Os premiados foram os seguintes:
- Agricultor Solidário – Sociedade Agrícola Quinta da Labruja, SA. e Fidalgo Casa Agrícola, Lda.
- Voluntário + – Escola Profissional de Torres Novas
- Produtor Biosférico – João Monteiro Coimbra
- Melhor Produtor de Tomate – Sociedade Agrícola Cruz do Santinho, Unipessoal, Lda.
- Melhor Produtor de Batata – Sociedade Agrícola Herdade do Caldas, Unipessoal, Lda. [fotografia de abertura]
- Melhor Produtor de Milho – José Manuel Rocha Costa e Planticeifa, Unipessoal Lda.
- Prémio Carreira – Sociedade Agro-Pecuária Os Raposos, S.A.G, Lda.
Este encontro contou com a presença de cerca de 200 agricultores e a participação de representantes oficiais do sector e da região, como, por exemplo, como o presidente da Câmara Municipal da Golegã, José Veiga Maltez, o director regional da Agricultura e Pescas da Região de Lisboa e Vale Tejo, Lacerda Fonseca, e vereadores das câmaras municipais da Golegã e de Torres Novas. Recorde-se que a Agromais Plus – Comércio e Serviços Agrícolas, S.A. se dedica a comercializar factores de produção, que é detida na totalidade pela Agromais e que celebra 20 anos de actividade em 2019.
Em comunicado, é referido que a organização de produtores Agromais «reafirmou com grande orgulho a confiança que deposita nos agricultores que a ela estão associados e elogiou a capacidade que demonstram, todos os dias, para tornar a região numa referência a nível nacional e num exemplo de que “Juntos, somos mais fortes”». No encontro, o presidente do Conselho de Administração da Agromais Plus, Luís Vasconcellos e Souza, «realçou a importância desta organização no desenvolvimento da região e ainda destacou a importância da união e cooperação entre os agricultores».
Por sua vez, Miguel Reis, responsável pela Agromais Plus, «agradeceu aos agricultores, colaboradores e parceiros pela confiança, compromisso e seriedade ao longo destas duas décadas», tendo também afirmado que «o que marcou a diferença e o que faz crescer diariamente a organização é a sua relação com as pessoas». O director da Agrotejo, Mário Antunes, deixou alguns alertas – «destacando o prolongamento das medidas agro-ambientais e o controlo sobre as ajudas» – e adiantou que, em Março, «o projecto de emparcelamento irá avançar, sublinhando que este será um marco histórico para a região e para o sector agrícola».