A Escola de Ciências Agrárias e Veterinárias (ECAV) da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) recebeu cerca de 70 alunos da Escola Secundária de Cabeceiras de Basto no âmbito do programa “AgroEducaFuturo”, integrado no projeto Agro@TecVerde e financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). A iniciativa pretende despertar o interesse dos jovens pelo ensino superior e pelas áreas das Ciências Agrárias, Florestais, Veterinárias e Zootécnicas.
O presidente da ECAV, José Luís Mourão, explicou que o “AgroEducaFuturo” constitui “um programa de estímulo dirigido aos alunos do ensino secundário para ingressar no ensino superior na área das Ciências Agrárias”. Sublinhou ainda que estas atividades permitem sensibilizar os jovens “para a necessidade de técnicos qualificados no setor agrário”, reforçando a importância estratégica destas áreas no país.
Ao longo da visita, os estudantes participaram em várias atividades práticas e laboratoriais. Uma das demonstrações teve lugar no Laboratório de Fogos Florestais, onde ficaram a conhecer o trabalho desenvolvido no estudo dos incêndios em espaços naturais. O técnico superior Orlando Matos destacou o objetivo de “incutir nestes jovens o gosto pela floresta e pelas atividades que nela se desenvolvem, incluindo o papel do fogo, que pode ser uma mais-valia para o seu desenvolvimento”. Acrescentou que “a floresta é uma janela de oportunidades em termos de futuro” e que ações como esta mostram que “a agricultura e a floresta continuam a ter um papel relevante no emprego em Portugal”.
Cidália Pacheco, docente do Grupo de Informática da Escola de Cabeceiras de Basto, acompanhou a visita e salientou que se tratou de “uma experiência a vários níveis”. Referiu que os alunos ficaram surpreendidos ao perceber que “todas as simulações realizadas em laboratório recorrem a tecnologia, automação, robótica e programação”.
Entre os participantes, Lara Ribeiro, do 11.º ano, considerou que a iniciativa “é interessante para descobrir novas áreas da universidade”. Jorge Pereira, do 12.º ano, assumiu que a experiência despertou curiosidade, sobretudo nas atividades relacionadas com a alimentação animal e com drones. “Vim descobrir novas opções. A UTAD tem áreas pelas quais posso seguir”, afirmou. Também Ismael Oliveira, do mesmo ano, já familiarizado com a agricultura e a floresta, mostrou-se surpreendido “com a quantidade de tecnologia associada a estas áreas”, destacando que foi “interessante descobrir coisas novas”.
O programa “AgroEducaFuturo” continuará ao longo do ano letivo e deverá envolver cerca de 600 alunos de várias escolas secundárias e profissionais da região. A iniciativa integra o projeto colaborativo Agro@TecVerde, liderado pela UTAD, que visa modernizar e revitalizar o ensino das Ciências Agrárias em Portugal, reforçando a ligação entre tecnologia, sustentabilidade e formação de novos profissionais para o setor.
O artigo foi publicado originalmente em UTAD.











































