A Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) anunciou a entrega de cerca de 480 toneladas de alimentos para animais nos concelhos mais afetados pelos incêndios rurais deste verão. A operação contou com a mobilização das suas filiadas em várias regiões do país e com o contributo direto de agricultores, num esforço conjunto de solidariedade e entreajuda.
Segundo a CAP, a ajuda já chegou a explorações dos concelhos de Arcos de Valdevez, Cinfães, Vila Real, Mondim de Basto, Ribeira de Pena, Mirandela, Mêda, Trancoso, Almeida, Sabugal, Guarda, Idanha-a-Nova, Penamacor, Castelo Branco, Fundão e Oliveira do Hospital.
“Não deixaremos nenhum dos nossos agricultores sem alimento para os seus animais”, sublinha a Confederação, que coordenou a operação em articulação com diversas Câmaras Municipais e organizações locais.
As doações incluíram palha, feno e rações transportadas em camiões e tratores desde explorações agrícolas no Minho, Centro, Ribatejo, Alentejo, Algarve e Açores. A logística foi assegurada pelas organizações de agricultores que enviaram os carregamentos e pelas entidades locais que receberam e distribuíram os bens.
A CAP destacou o “empenho, prontidão e espírito de entreajuda” demonstrados pelos agricultores e pelas suas associações, sublinhando que o apoio irá continuar enquanto for necessário para mitigar os impactos dos incêndios.
O artigo foi publicado originalmente em Rede Rural Nacional.