Aflosor promove workshop: investigação e inovação aplicadas ao montado de sobro – 5 de julho – Ponte de Sor

Aflosor promove workshop: investigação e inovação aplicadas ao montado de sobro – 5 de julho – Ponte de Sor

[Fonte: Aflosor] O agravamento do estado sanitário dos montados de sobro e o seu declínio acentuado.

A AFLOSOR – Associação de Produtores Agro-Florestais da Região de Ponte de Sor, organiza no âmbito do GO PLATISOR, o Workshop | Investigação e Inovação aplicadas ao Montado de Sobro.

A importância económica deste sector, vai muito para além das explorações suberícolas, representando atualmente uma fatia muito significativa na economia do país e nas exportações nacionais.

A constante procura por respostas do lado da produção e, de inovação tecnológica por parte da indústria leva-nos a um paradigma constante e desafiante para todo o sector. Por este motivo, neste Workshop, ir-se-á abordar temas do interesse diário de todos os intervenientes: Investigação e Inovação.

  • Investigação: Abordagem a projetos de investigação relacionados com a sanidade do montado. Alguns projetos designados como iniciativas da produção, através das suas associações, como é o caso do PLATISOR, que visa investigação do Platypus cylindrus, causador de muita mortalidade em sobreiros; e outros que visam a aquisição de conhecimentos sobre outros agentes causadores de mortalidade. São projetos que juntam em consórcio, a produção, as associações, os investigadores e até empresas privadas, em prol do conhecimento e da busca por soluções.
  • Inovação: Apresentação e debate de novos conceitos tecnológicos e ambientais. Perspetiva futura do mercado da cortiça, dos seus usos e contributos.

Num contexto de definições de novas políticas agrícolas, dar-se-á a conhecer o contributo que o montado de sobro pode dar para a definição de algumas dessas políticas, como os eco esquemas. Mostra da perspetiva de produção, de como os sistemas agroflorestais extensivos podem contribuir para uma política agrícola, mais verde e diferenciadora.

→ Inscreva-se aqui ←

Programa:

Comente este artigo
Anterior Formação: Importância dos microrganismos do solo em pastagens do montado - 3 de julho - Coruche
Próximo A Confraria dos Enófilos do Alentejo acaba de premiar os “Melhores Vinhos do Alentejo”

Artigos relacionados

Sugeridas

“Invasão” de culturas intensivas no Alqueva gera receios. Agricultores dizem que medos são infundados

A “invasão” do Alentejo por culturas intensivas “atraídas” pelo regadio do Alqueva está a gerar polémica, com populações e ambientalistas a terem receios de impactes negativos e agricultores a dizerem que são infundados. […]

Cotações ES

Buenas sensaciones en el mercado del ovino


En el sector del ovino las lonjas reflejaron repeticiones casi generalizadas durante esta semana. No obstante, fuentes del sector apuntan que la tendencia empieza a cambiar: hay más animales en las granjas y los pesos suben ante la falta de envíos por vía marítima; […]

Comunicados

Medida 3 do PDR. Valorização da produção Agrícola – Setor Leiteiro – Está aberta

Anúncios sobre os investimentos na Exploração Agrícola no setor leiteiro:
Ação 3.2 | Operação 3.2.1 – Investimentos na Exploração Agrícola – […]