Açores garante transporte de bovinos das Flores e do Corvo a partir de Novembro

O secretário Regional da Agricultura e Florestas, João Ponte, revelou que o Governo dos Açores vai garantir o transporte de bovinos das Ilhas das Flores e do Corvo recorrendo ao fretamento de uma plataforma marítima com reboque, como forma de ultrapassar as limitações actuais ao transporte de animais destas ilhas.

O transporte será efectuado logo que esteja reunida nos Açores a quantidade de contentores de transporte de animais necessária para garantir a retirada dos animais das duas ilhas do Grupo Ocidental do arquipélago, prevendo-se que possa ocorrer na primeira semana de Novembro.

Transporte de alimentos para os animais

A mesma plataforma vai também garantir, na viagem para as Flores, o transporte de alimentos para os animais, como rações, concentrados e palhas, assim como adubos e outros bens de natureza agrícola.

“Esta medida extraordinária justifica-se para assegurar o escoamento de cerca de 1.000 animais até ao final do ano e para reduzir a pressão sobre os alimentos disponíveis actualmente nestas ilhas, cujas pastagens foram fortemente afectadas pela salinidade, em virtude da passagem do furacão Lorenzo pelos Açores no início de Outubro”, realça um comunicado da Secretaria Regional da Agricultura e Florestas.

Para João Ponte, esta foi a “solução mais adequada e que dá a melhor resposta às preocupações dos agricultores e dos operadores económicos locais”.

Agricultura e Mar Actual

O artigo foi publicado originalmente em Agricultura e Mar.

Comente este artigo
Anterior Gestão dos recursos hídricos é a grande preocupação para a agricultura açoriana
Próximo Grupo Vila Galé investe 3,5 milhões de euros em lagar no Alentejo para produzir os seus azeites

Artigos relacionados

Últimas

Engenho 2020 online – Feed & Food: a alimentar o mundo! – 18 de novembro

Planear a Carreira: empregabilidade, empreendedorismo e criação de valor. […]

Sugeridas

Guia inicial para registo de marcas a nível internacional

Registar uma marca a nível internacional poderá ser, prima facie, uma tarefa simples para as empresas que pretendem proteger a sua marca em diversos países. No entanto, […]

Últimas

Governo quer todos os animais errantes recenseados em 2022

Diplomas que preveem mais competências para as autarquias e transferência de algumas das responsabilidades da DGAV são esta sexta-feira enviados para consulta das várias entidades envolvidas. […]