Açores “está a trabalhar” para garantir “rápido e eficaz escoamento de bovinos das Flores”

O Director Regional da Agricultura afirmou hoje, 11 de Janeiro, que o Governo dos Açores está a trabalhar, “desde a primeira hora, para garantir um rápido e eficaz escoamento de bovinos” da Ilha das Flores, um trabalho que tem sido feito em estreita articulação com a Associação Agrícola da ilha e demais operadores no mercado da carne.

“Chegarão à Ilha das Flores no início da próxima semana, a bordo do cargueiro ‘Malena’, 20 contentores destinados à exportação e escoamento de gado vivo, que vão permitir retirar um conjunto de animais que estavam a aguardar ligação marítima”, referiu José Élio Ventura, acrescentando que “o navio fará tantas quantas as viagens necessárias para regularizar a situação no mais curto espaço de tempo, conforme está há muito tempo planeado”.

Furacão Lorenzo

O Director Regional salientou que sempre houve “total coordenação” do transporte de gado vivo da Ilha das Flores e que, desde a primeira hora, o Governo dos Açores “tudo tem feito” para minimizar o impacto causado pela passagem do furacão Lorenzo junto dos agricultores florentinos e corvinos.

Nesse sentido, José Élio Ventura frisou que há cerca de um mês que a situação de escoamento de bovinos na Ilha do Corvo está ultrapassada.

O Director Regional da Agricultura destacou ainda que, apesar da disponibilização de uma plataforma para descarga na ilha das Flores, os agricultores optaram por não a utilizar, o que também tem dificultado uma maior celeridade no escoamento de animais vivos.

Agricultura e Mar Actual

O artigo foi publicado originalmente em Agricultura e Mar.

Comente este artigo
Anterior Zero exige suspensão de subsídios às centrais de biomassa do Fundão e Viseu
Próximo Inscrições para o Banco de Terras de Guimarães estão abertas até 30 de abril

Artigos relacionados

Nacional

Sector hortofrutícola reúne-se na Fruit Logistica

Segundo a entidade organizadora da Fruit Logistica, a Messe Berlin, em 2020 o evento vai bater o recorde de expositores atingido na edição anterior: um total de 3.276, […]

Nacional

Incêndios. Quase 20 concelhos em risco máximo no interior centro e Algarve

De acordo com o IPMA, estão em risco máximo de incêndio os municípios de Tarouca (Viseu), Guarda e Figueira de Castelo Rodrigo (Guarda), […]

Nacional

IFAP paga 35,1 milhões de euros de apoios em Julho. 28 M€ para a agricultura

O Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, através do IFAP — Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas, procederá hoje, 31 de Julho, ao pagamento de um montante global de 28 milhões de euros aos agricultores. […]