Ação “Água que desune”, junto ao Ministério do Ambiente e Energia, na Rua de “O Século”, 63 | Lisboa | 7 janeiro | 8h30
ZERO usa ação simbólica para apelar ao Governo que promova uma gestão responsável e sustentável da água
No dia 7 de janeiro, entre as 8h30 e as 10h00, a ZERO convida todos os órgãos de comunicação social a acompanharem a ação simbólica “Água que desune”, que terá lugar em frente ao Ministério do Ambiente e Energia, em Lisboa. Com esta iniciativa a ZERO alerta para a urgência de uma política de gestão da água estratégica, inclusiva e sustentável, numa altura em que estão a ser ultimados os elementos orientadores dessa estratégia pelo Grupo de trabalho da estratégia “Água que Une”.
A ação será representada por uma instalação artística, o “Bicho de Sete Cabeças” pretende ilustrar os sete pecados capitais resultantes das atuais políticas de gestão da água, em Portugal. O “Bicho de Sete Cabeças” é constituído por materiais diretamente ligados à gestão ou ao consumo da água como, tubos, mangueiras, passa-muros, gotejadores e garrafas de água, sendo que cada cabeça irá simbolizar problemas que vão desde o uso excessivo de água para alimentar uma agricultura intensiva assente em culturas permanentes até à degradação da qualidade das massas de água ou o negligenciar a importância da água para as gerações futuras.
No final da ação, para além do “Bicho de Sete Cabeças” a ZERO irá entregar à Senhora Ministra do Ambiente e da Energia o “Cabaz das Políticas com Futuro”, composto por objetos simbólicos − como um redutor de caudal, um mealheiro e uma ampulheta − destacando desta forma os princípios essenciais para uma política hídrica eficaz, assente na eficiência, na justiça e na sustentabilidade.
Com esta iniciativa, a ZERO pretende reforçar que cuidar da água é garantir o futuro, exigindo um compromisso sério do Governo para proteger este recurso vital e promover a sua gestão integrada e responsável.
Detalhes do evento:
● Data/hora: 7 de janeiro, entre as 8:30 e as 10:00.
● Local: Rua de “O Século” 63, Lisboa (junto ao Ministério do Ambiente e da Energia)