Abertura de 954 concursos para trabalhadores na Administração Pública

Abertura de 954 concursos para trabalhadores na Administração Pública

[Fonte: Açoriano Oriental]

O Governo dos Açores, através da vice-presidência, aprovou o mapa anual global consolidado de recrutamento para os serviços e organismos da administração regional em 2019.

Os concursos vão permitir o preenchimento de 954 lugares, correspondendo à satisfação de necessidades permanentes dos diversos serviços e organismos regionais.

Um despacho publicado em Jornal Oficial revela o número de lugares, por carreira, natureza do vínculo de emprego público e respetivo departamento regional, nos termos da Lei Geral do Trabalho em Funções Públicas, adianta nota do executivo.

Desta forma, dos 954 novos concursos para a Administração Pública Regional, 680 correspondem a contratos de trabalho por tempo indeterminado, sendo que 254 são a termo certo, considerando as necessidades de substituição temporária, entre outras situações.

Em termos de carreiras, o Governo dos Açores refere que as novas vagas são destinadas a 377 assistentes operacionais, 240 técnicos superiores, 165 assistentes técnicos, 69 enfermeiros, 26 médicos, 25 técnicos de informática e 15 terapeutas da fala, entre outras.

Por outro lado, o executivo está a promover e a reforçar a estabilidade laboral nos organismos públicos, destacando-se as áreas da educação, saúde e agricultura.

Assim, entre as 954 vagas, 303 são no setor da educação, sendo 168 para assistentes operacionais, 55 para técnicos superiores, 45 para assistentes técnicos e 17 para técnico de informática, entre outras.

Na saúde, estão a concurso 197 vagas nas Unidades de Saúde de Ilha dos Açores, correspondentes, entre outras, a 69 vagas para enfermeiros, 26 para médicos, 52 para assistentes operacionais, 15 para técnicos superiores, 20 para assistentes técnicos e oito para fisioterapeutas.

Para o setor agrícola estão destinados 155 novos concursos, essencialmente para 87 assistentes operacionais, 37 para técnicos superiores e 29 para a carreira de assistente técnico.

No que se refere a assistentes operacionais, carreira transversal a todos os departamentos da Administração Pública, o executivo vai contratar 220 só este ano, ultrapassando o compromisso assumido, tendo em vista a contratação, até ao final da legislatura, de 200 assistentes operacionais para os setores da educação e da saúde.

Comente este artigo

O artigo Abertura de 954 concursos para trabalhadores na Administração Pública foi publicado originalmente em Açoriano Oriental

Anterior Agriculture: «À l'horizon 2030-2040, une sortie des pesticides chimiques est envisageable»
Próximo Incêndios de outubro de 2017. Muitos tiveram origem em queimadas, EDP pode ser responsável pelo da Lousã

Artigos relacionados

Nacional

Agricultores reagem: “as vacas não estão num arranha-céus onde se deposita comida”

[Fonte: Público]
A apresentação do roteiro para a Neutralidade Carbónica em 2050 foi um “momento de propaganda política” no qual o ministro abordou a necessidade de reduzir a produção pecuária, mais concretamente a produção de gado bovino, entre 25% a 50%, […]

Nacional

Quer ter uma horta? A Agrobio vai a sua casa!

A Agrobio, Associação Portuguesa de Agricultura Biológica, tem um novo serviço de criação de hortas caseiras na zona da grande Lisboa. Dada a dificuldade inicial da construção de uma horta, a associação criou uma modalidade que a compacta a criação da horta com formação personalizada e, […]

Últimas

Concurso público para renovação do Largo de S. Salvador


FOTO DR

A empreitada de “Repavimentação e Modernização de Infraestruturas do Largo de S. Salvador” é um dos assuntos que hoje será debatido pelo executivo da Câmara Municipal de Coimbra (CMC).
O objetivo é “tornar mais agradável e funcional um espaço público histórico, de fruição turística, […]