Agricultores de Campeã estão desolados com razia nas culturas de batata, milho e hortícolas, que eram a única fonte de rendimento para muitos deles. Veja as imagens da tempestade.
Os agricultores da Campeã, em Vila Real, passaram a manhã desta quarta-feira a fazer contas à vida. Muitos deles perderam as colheitas de milho, batata e hortícolas, depois de uma trovoada acompanhada de chuva forte e granizo, na última tarde. A campanha de castanha pode ter ficado reduzida a metade. O prejuízo calculado, até agora, é de “mais de um milhão de euros”.
Numa freguesia onde vivem cerca de 1400 pessoas, nem todas vivem da agricultura. Para muitas, é um complemento a outras atividades ou à pensão de reforma. No entanto, o balanço feito por Jorge Maio, presidente da Junta de Freguesia da Campeã, não deixa de ser “muito mau”.
O também presidente da Associação de Agricultores do Concelho de Vila Real contabiliza, após a avaliação feita no terreno durante a manhã, “entre 80 a 90 hectares de milho e batata totalmente destruídos”. A freguesia da Campeã tem cerca de 600 hectares de castanheiros, em […]