Directiva das Reivindicações Ambientais da Comissão Europeia vai exigir que empresas comprovem as alegações sobre produtos ecológicos para incluírem reivindicações nas embalagens ou publicidade.
“Natural”, “neutro em carbono”, “reciclado” ou “eco-friendly” são palavras que hoje em dia abundam na publicidade a quase todo o tipo de produtos e serviços – desde roupas a cosméticos, passando por produtos electrónicos -, mas é cada vez mais difícil aos consumidores preocupados com o ambiente distinguirem as afirmações verdadeiras de publicidade enganosa.
Para resolver este problema cada vez maior, a Comissão Europeia apresentou esta quarta-feira uma proposta de directiva para combater o chamado greenwashing – quando más práticas ambientais são “mascaradas” com reivindicações ecológicas -, exigindo que as empresas comprovem as alegações “verdes”.
“É preciso separar a verdade da ficção”, afirmou o comissário europeu do ambiente, Virginijus Sinkevičius, numa conferência de imprensa ao final da manhã para apresentar a Directiva das Reivindicações Ambientais (Green Claims), onde explicou que os consumidores precisam de “rótulos verificáveis e fáceis de compreender”.
Com este novo quadro regulatório, para venderem os seus produtos alegando características ecológicas, as empresas terão que comprovar essas características, fornecendo provas de base científica sobre o seu impacto ecológico, ou procurar essa verificação através de mecanismos já estabelecidos para produtos sustentáveis. Os rótulos, esses, terão que […]
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