O Knowledge Centre for Bioeconomy da Comissão Europeia revela que 194 regiões na União Europeia já possuem ou estão a desenvolver um enquadramento estratégico para a bioeconomia. No geral, existem 359 enquadramentos relevantes ao nível regional. Desses, 334 estão publicadas em forma de documentos como estratégias, planos de ação, roadmaps, e as restantes estão em desenvolvimento.
O estudo revela ainda que o número de estratégias acelerou após a revisão da estratégia da Comissão Europeia para a bioeconomia, em 2018.
“As estratégias regionais de bioeconomia são cruciais para melhorar os meios de subsistência nas zonas rurais e costeiras, gerir de forma sustentável os recursos naturais e aproveitar ao máximo a disponibilidade de recursos biológicos, bem como as especificidades geográficas, climáticas, económicas e políticas das regiões da UE”, explica o Joint Research Centre, em comunicado
A biomassa das florestas, a biomassa da agricultura e os resíduos agrícolas são o tipo de biomassa mais abordados nas estratégias regionais.
O artigo foi publicado originalmente em Vida Rural.