Sem Resultado
Ver Todos Os Resultados
Newsletters
Agroportal
  • Login
  • Registar
  • Sugeridas
  • Notícias
    • Notícias
    • Nacional
    • Internacional
    • Comunicados
    Eucalipto

    PAN e Livre acusam Governo de não ter soluções para eucaliptal abandonado

    IVV

    Entrega da Declaração de Colheita e Produção – 2025/2026

    África será região com maior aumento da mortalidade devido a incêndios – Estudo

    Bases da Concessão dos Terminais e Silos de Granéis Alimentares do Porto de Lisboa e de Vale de Figueira

    Álvaro Mendonça cedida

    CAP diz que UE “não tem grande interesse” em apostar na agricultura

    Moçambique quer debate urgente sobre seguro agrícola face às mudanças climáticas

    CVRVV

    Região dos Vinhos Verdes assinala 117 anos de Demarcação com o lançamento do novo site institucional

    Farm Europe

    The Netherlands substantially increases its share of the CAP allocation

    Floresta e sociedade: o desafio da comunicação

  • Opinião
    luis caixinhas

    O uso sério das marcas registadas: uma obrigação legal e estratégica no setor agroalimentar

    Agricultura à Deriva: Porque Insistem em Governar o Campo Desde o Gabinete?

    filipe charters de azevedo

    Para onde vai o dinheiro da PAC?

    Trazer a agricultura para os Paços do Concelho

    Dalila Vieira

    Algas à Mesa: O Futuro Sustentável da Alimentação?

    luis caixinhas

    As marcas das feiras: registar para proteger

    O Futuro da Agricultura: Um Desafio Geracional e uma Oportunidade para Portugal

    O coelho-bravo e o LIFE Iberconejo: um modelo de conservação e colaboração que não pode parar

    José Martino

    Cegos e anestesiados!

  • Eventos
  • Dossiers

    Dossiers I

    • Agricultura Biológica
    • Apoios
    • Artigos Técnicos
    • Biossoluções
    • Cadeia Alimentar
    • Fertilizantes
    • Financiamento
    • Fitofarmacêuticos

    Dossiers II

    • Florestas
    • Futuro da PAC
    • Inovação
    • Mercados
    • Newsletters e Revistas
    • Recomendações Agroflorestais
    • Seguros

    Últimas

    Moçambique quer debate urgente sobre seguro agrícola face às mudanças climáticas

    18/09/2025

    Formação avançada em automação para a agricultura e florestas

    18/09/2025

    Floresta e sociedade: o desafio da comunicação

    18/09/2025

    O Crescimento Imparável do Azeite Virgem Extra no Japão

    18/09/2025

    Esporão vende marca de cerveja artesanal Sovina à Musa e passa a ser sócia da produtora de Lisboa

    18/09/2025

    Esporão e Musa parceiros no desenvolvimento da cerveja artesanal portuguesa

    18/09/2025
  • Serviços
    • Diretório
    • Emprego
    • Máquinas Agrícolas
    • Meteorologia
    • Terrenos Agrícolas
    • Arquivo Agroportal
Agroportal
  • Sugeridas
  • Notícias
    • Notícias
    • Nacional
    • Internacional
    • Comunicados
    Eucalipto

    PAN e Livre acusam Governo de não ter soluções para eucaliptal abandonado

    IVV

    Entrega da Declaração de Colheita e Produção – 2025/2026

    África será região com maior aumento da mortalidade devido a incêndios – Estudo

    Bases da Concessão dos Terminais e Silos de Granéis Alimentares do Porto de Lisboa e de Vale de Figueira

    Álvaro Mendonça cedida

    CAP diz que UE “não tem grande interesse” em apostar na agricultura

    Moçambique quer debate urgente sobre seguro agrícola face às mudanças climáticas

    CVRVV

    Região dos Vinhos Verdes assinala 117 anos de Demarcação com o lançamento do novo site institucional

    Farm Europe

    The Netherlands substantially increases its share of the CAP allocation

    Floresta e sociedade: o desafio da comunicação

  • Opinião
    luis caixinhas

    O uso sério das marcas registadas: uma obrigação legal e estratégica no setor agroalimentar

    Agricultura à Deriva: Porque Insistem em Governar o Campo Desde o Gabinete?

    filipe charters de azevedo

    Para onde vai o dinheiro da PAC?

    Trazer a agricultura para os Paços do Concelho

    Dalila Vieira

    Algas à Mesa: O Futuro Sustentável da Alimentação?

    luis caixinhas

    As marcas das feiras: registar para proteger

    O Futuro da Agricultura: Um Desafio Geracional e uma Oportunidade para Portugal

    O coelho-bravo e o LIFE Iberconejo: um modelo de conservação e colaboração que não pode parar

    José Martino

    Cegos e anestesiados!

  • Eventos
  • Dossiers

    Dossiers I

    • Agricultura Biológica
    • Apoios
    • Artigos Técnicos
    • Biossoluções
    • Cadeia Alimentar
    • Fertilizantes
    • Financiamento
    • Fitofarmacêuticos

    Dossiers II

    • Florestas
    • Futuro da PAC
    • Inovação
    • Mercados
    • Newsletters e Revistas
    • Recomendações Agroflorestais
    • Seguros

    Últimas

    Moçambique quer debate urgente sobre seguro agrícola face às mudanças climáticas

    18/09/2025

    Formação avançada em automação para a agricultura e florestas

    18/09/2025

    Floresta e sociedade: o desafio da comunicação

    18/09/2025

    O Crescimento Imparável do Azeite Virgem Extra no Japão

    18/09/2025

    Esporão vende marca de cerveja artesanal Sovina à Musa e passa a ser sócia da produtora de Lisboa

    18/09/2025

    Esporão e Musa parceiros no desenvolvimento da cerveja artesanal portuguesa

    18/09/2025
  • Serviços
    • Diretório
    • Emprego
    • Máquinas Agrícolas
    • Meteorologia
    • Terrenos Agrícolas
    • Arquivo Agroportal
Sem Resultado
Ver Todos Os Resultados
Agroportal
Artigo do arquivo do Agroportal entre 1999 e 2014.

Banana da Madeira: Balanço de 3 anos de programa de promoção

por Agroportal
25-09-2014 | 00:00
em Arquivo Agroportal
Tempo De Leitura: 10 mins
A A
Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterEnviar para o WhatsappEnviar para o TelegramEnviar para o LinkedIn

 

[ Página inicial ] [ Directório ] [ AgroNotícias ] [ Pesquisar ] [ Opinião ] [ Dossiers ] [ Info ] [ Adicionar URL ] [ Novidades ] [ Mapa ]

 

 –  25-09-2014

[ Écran anterior ]  [ Outras notícias ] [ Arquivo ] [ Imprensa ]

Banana da Madeira: Balanço de 3 anos de programa de promoção

Terminam, por agora, três anos do programa de promoção das bananas europeias, produzidas exclusivamente em território português, espanhol e francês, nomeadamente na Madeira, nas Canárias, em Guadalupe e na Martinica.

Todas estas bananas têm algo em comum: são produzidas em território europeu, em regiões ultraperiféricas da União Europeia, respeitando o meio ambiente, empregando trabalhadores no sector com responsabilidade social e contribuindo para a economia local.

Durante os últimos três anos, o objectivo principal desta campanha levada a cabo pela Brandia Central passou por dar a conhecer o símbolo que identifica os produtos agrícolas originários das Regiões Ultraperiféricas da Europa, associado às bananas europeias, e que garante ao consumidor a sua qualidade europeia – o símbolo RUP. O símbolo RUP é concedido pela União Europeia e garante a origem e qualidade dos produtos agrícolas provenientes de territórios europeus que ficam distantes do continente europeu, assegurando que a banana europeia cumpre critérios de qualidade específicos, controlados por cada um dos países membros de origem.

Cada país trabalhou internamente a sua campanha. Os esforços da GESBA foram no sentido de alavancar a comunicação do símbolo RUP associado à marca Banana da Madeira.

A estratégia passou por chegar, em primeiro lugar, aos consumidores, marcando presença em vários eventos infantis e desportivos, como foram as Meias Maratonas de Lisboa, do Porto e de Portugal, a Corrida da Mulher, o World Bike Tour, a Taça de Surf de Portugal e o Festival Panda. A escolha destes públicos prendeu-se com factores de oportunidade de consumo uma vez que às vantagens nutritivas da banana (um alimento completo) se aliou a facilidade e practicidade no que ao transporte e consumo diz respeito sendo que não fomos alheios ao facto de os mais novos agirem muitas vezes em casa como prescritores.

Para além dos eventos, foram também desenvolvidas acções de promoção nos pontos de venda com o objectivo de estabelecer um contacto directo com quem está responsável por fazer as compras, o que permitiu, por um lado, reforçar a relação emocional que os consumidores têm com a marca e, por outro, ultrapassar barreiras relacionadas com o preço e fidelizar o cliente.

À parte das acções que ocorreram em solo nacional, foram também desenvolvidas acções comuns com os outros parceiros do programa. Foi o caso da presença na Fruit Logística, a maior feira ligada ao sector hortofrutícola, dando a conhecer ao mundo as Regiões Ultraperiféricas da Europa, e as bananas produzidas nos territórios: Madeira, Canárias e Guadalupe e Martinica. A passagem por todos os países envolvidos no programa de um autocarro itinerante que deu a conhecer melhor as plantações de Banana da Madeira e o valor do símbolo RUP, e um Website www.theoriginaleuropeantaste.eu foram outras das acções realizadas em comum.

Para cada um dos três anos do programa foi desenvolvida uma campanha criativa diferente, mas sempre alegre, apelativa, complementar e evolutiva. No primeiro ano procurámos destacar as propriedades e os benefícios da Banana da Madeira, sob o mote “O que é que esta banana tem?”. No segundo e terceiro ano procuramos destacar a origem da Banana da Madeira e o porquê do seu sabor único, sob os motes: “De onde é que a Banana da Madeira vem?” e “Porque é que a Banana da Madeira Sabe tão bem?”, respectivamente.

O desenvolvimento de um site, que serviu de base online e que foi renovado em cada ano do projecto de acordo com a campanha criativa, a dinamização das redes sociais (facebook e twitter) e a publicação de receitas no portal Sapo Sabores em muito contribuiram para o crescimento da comunidade digital de fãs da marca.

Os produtores, o sector e a distribuição foram sendo informados dos esforços desenvolvidos através da publicação de anúncios em revistas de especialidade, a HiperSuper Digital e a Distribuição Hoje, e do envio de uma newsletter trimestral que destacava as principais actividades.

Ao longo de três anos de projecto demo-nos conta da relação emocional entre o produto Banana da Madeira e os seus consumidores. Os participantes e visitantes das acções promocionais transmitiram-nos em discurso directo o seu apreço ao produto e a sua preferência em relação à banana importada. Foi notória e reconfortante a valorização da presença da Banana da Madeira nas diversas iniciativas, o que apenas reforçou o nosso empenho na promoção deste fruto de sabor único com origem exclusiva da Região Autónoma da Madeira.

Os estudos de impacto, realizados para avaliação do Projecto RUP, apresentam indicadores de notoriedade que comprovam uma performance positiva da Banana da Madeira, destacando-se como a primeira referência no universo das bananas comercializadas em Portugal continental. A segunda vaga do estudo de impacto, que decorre da avaliação do segundo ano do projecto, mostra que a Banana da Madeira é conhecida por 98% da população, com maior nível de primeira referência espontânea (71%), notando-se uma subida significativa de 16 ponto percentuais face à primeira vaga. Deste modo, é a marca com maior nível de notoriedade e assume um valor elevado de consumo mensal na população: 90% da população já experimentou a Banana da Madeira, sendo a marca preferida para 53% dos Portugueses, devido ao seu sabor, doçura, aroma e à sua qualidade. Graças às acções promocionais, o Símbolo RUP, é já conhecido por cerca de 15% da população portuguesa. Aguardamos ainda os resultados da avaliação do terceiro ano do Projecto.

O projecto de promoção do símbolo RUP deu início à promoção da Banana da Madeira, inexistente até ao início deste projecto, e está agora a dar frutos. A Banana da Madeira aumentou a sua notoriedade e reforçou a preferência dos Portugueses, solidificando a nossa presença no mercado continental português. Abriram-se novas oportunidades para novos mercados, num momento bastante propício e para um sector em crescimento, como é o da Banana da Madeira.

O evento em Bruxelas, que ocorreu na passada terça-feira, no Press Club Brussels, marcou o encerramento do programa transnacional de informação sobre o Símbolo Gráfico das Regiões Ultraperiféricas, onde foi projectado um vídeo que apresentou as acções nele desenvolvidas, fazendo um balanço das mesmas. O evento contou com a presença de diversas entidades das instituições europeias, bem como com a presença de entidades das três regiões ultraperiféricas, tendo uma cobertura mediática bastante expressiva.

O balanço foi de tal forma positivo, que estamos a preparar uma nova candidatura ao Programa de Promoção do Símbolo Gráfico das Regiões Ultraperiféricas.

Fonte:  Gesba


Apontadores relacionados:

Artigos

  • AgroNotícias (22/09/2014) – Banana da Madeira faz balanço do programa de promoção com evento em Bruxelas

Sítios

  • A Banana da Madeira vem 


[ Écran anterior ]  [ Outras notícias ] [ Arquivo ] [ Imprensa ]

Share |

[ Página inicial ] [ Directório ] [ AgroNotícias ] [ Pesquisar ] [ Opinião ] [ Dossiers ] [ Info ] [ Adicionar URL ] [ Novidades ] [ Mapa ]

Produzido por Camares ® – ©  1999-2012. Todos os direitos reservados.
Imprimir Artigo
Publicação Anterior

Comitiva chinesa visitou unidades produtivas do Cadaval

Próxima Publicação

Ouros e Grandes Ouros do Concurso Vinhos de Portugal em degustação na Sala Ogival de Lisboa

Artigos Relacionados

Arquivo Agroportal

Tema central da Ovibeja 2015 homenageia Cante Alentejano

28/11/2014
Arquivo Agroportal

Ministro da Economia lança desafio aos empresários para que façam do “Portugal Sou Eu” um catalisador da economia

28/11/2014
Arquivo Agroportal

Inquérito à estrutura das explorações agrícolas 2013: um retrato com duas realidades

28/11/2014
Próxima Publicação

Ouros e Grandes Ouros do Concurso Vinhos de Portugal em degustação na Sala Ogival de Lisboa

Discussão sobre este post

Opinião

luis caixinhas
Últimas

O uso sério das marcas registadas: uma obrigação legal e estratégica no setor agroalimentar

por Luís Caixinhas
07/09/2025

Ler mais
Últimas

Agricultura à Deriva: Porque Insistem em Governar o Campo Desde o Gabinete?

por António Bonito
17/08/2025

Ler mais

Subscrever as nossas newsletteres

Subscrever as nossas Newsletters Agroportal

Verifique na sua caixa de correio ou na pasta de spam para confirmar a sua subscrição.

Comunicados

IVV

Entrega da Declaração de Colheita e Produção – 2025/2026

18/09/2025

Bases da Concessão dos Terminais e Silos de Granéis Alimentares do Porto de Lisboa e de Vale de Figueira

18/09/2025

Temas em destaque

Candidaturas PU PAC pós 2027 Água que Une

Eventos

Setembro 2025
STQQSSD
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30      
« Ago   Out »
Advertisement

Sobre Nós

O Agroportal.pt é uma plataforma de informação digital que reúne a informação relevante sobre agricultura. Tem um foco na Política Agrícola Comum e a sua aplicação em Portugal.

Menu

  • Quem somos
  • Relatórios anuais
  • Envie-nos informação
  • Publicidade
  • Newsletters
  • Estatuto Editorial
  • Ficha técnica
  • Proteção de Dados Pessoais
  • Disclaimer
Facebook twitter Circle Instagram Rss Feed

© Agroportal. All Rights reserved.

  • Login
  • Registar
Sem Resultado
Ver Todos Os Resultados
  • Sugeridas
  • Notícias
    • Nacional
    • Internacional
    • Comunicados
  • Opinião
  • Eventos
  • Dossiers
    • Agricultura Biológica
    • Apoios
    • Artigos Técnicos
    • Biossoluções
    • Cadeia Alimentar
    • Fertilizantes
    • Financiamento
    • Fitofarmacêuticos
    • Florestas
    • Futuro da PAC
    • Inovação
    • Mercados e Cotações agrícolas
    • Newsletters e Revistas
    • Recomendações Agroflorestais
    • Seguros agrícolas
  • Serviços
    • Diretório
    • Emprego
    • Máquinas Agrícolas
    • Meteorologia
    • Terrenos Agrícolas
    • Arquivo Agroportal

© Agroportal. All Rights reserved.

Bem-Vindo De Volta!

Sign In with Facebook
Sign In with Google
OU

Faça login na sua conta abaixo

Esqueceu-se da senha? Registar

Criar Uma Nova Conta!

Sign Up with Facebook
Sign Up with Google
OU

Preencha os campos abaixo para se registar

* Ao se registar-se no nosso site, você concorda com os Termos e Condições e a Política de Privacidade .
Todos os campos são necessários. Entrar

Obter a sua senha

Indique por favor o seu nome de utilizador ou endereço de E-mail para repor a sua senha.

Entrar
Este site usa cookies. Ao continuar a utilizar este site, está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite a nossa Política de Protecção de dados e Cookies.